Desporto

Secretária: Educação, Cultura, Turismo e Desporto

Responsável: Lucas Alexandre Schwarz


O esporte é uma ferramenta de inclusão social muito poderosa, e em nosso município não é diferente. O futebol é tradição desde meados dos anos 40, com a criação do Flamengo Futebol Clube. No ano seguinte surgiu a Associação Cultural Esportiva Fluminense. Nas demais localidades também o futebol é apreciado por todos. Assim, existem várias outras equipes, como o Esporte Clube Juventude, Clube Esportivo Esperança, ambos de Linha Berlim, o Esporte Clube Palmeiras de Linha Paissandu e o Esporte Clube Guarani de Silveira Martins.

O município desenvolve várias atividades no âmbito esportivo. A Secretaria mantém em atividade uma Escolinha Municipal de Futsal, onde participam cerca de 100 alunos (meninos e meninas) de todo o Município. Esta escolinha participa de competições regionais e partidas amistosas em municípios vizinhos, oferecendo aos alunos a oportunidade de conhecer essas localidades e trocar experiências com crianças de outras realidades.

Outra competição realizada no nosso município e que tem grande participação dos munícipes é o Campeonato Municipal de Futsal, realizado nas categorias juvenil, feminino, veterano e força livre, faz com que todos os ginásios do município sediem os jogos, e recebam as famílias para a prática do esporte, e a confraternização familiar.

Duas vezes por semana os alunos também podem usufruir de treinos de vôlei e atletismo, sendo que no atletismo temos vários alunos se destacando, participando de competições a nível Estadual e Nacional. Tendo o jogo de cartas como tradição em nossas comunidades, é realizado também o Campeonato Municipal de Canastra, promovendo a integração das comunidades e entidades representadas através de um esporte diferenciado.

Todos os anos também é realizado o Passeio Ciclístico de Westfália. Por termos ótimas ciclovias no Munícipio, a Secretaria fomenta o uso delas realizando este passeio, recebendo ciclistas Westfalianos e de municípios vizinhos para fazerem um passeio pedalando por Westfália.


telefone

Telefone:

(51) 3762-4553

Email:

smec@westfalia.rs.gov.br

atendimento

Endereço:

Rua Leopoldo Fiegenbaum, 488 - Bairro do Parque

Horário de Funcionamento:

07h30min às 11h30min - 13 horas às 17 horas (segunda a sexta-feira)