História

A história de Westfália, que faz parte da Colônia Teutônia, colonizada a partir de 1858, inicia com a chegada de imigrantes alemães vindos da região da Westfália, na Alemanha, e de descentes de alemães, originários do Hunsrück.
O Município integra as localidades de Linha Frank, Linha Schmidt, Linha Berlim e Linha Paissandu (antigamente conhecida por Picada Krupp), e ainda conta com as comunidades de Picada Molke, Picada Bismark, Picada Horst e Köln. Os nomes de cada localidade homenageiam os pioneiros Daniel e Jacob Frank (Linha Frank), Cristian e Peter Schmidt (Linha Schmidt) e os irmãos Horst (Picada Horst); Picada Molke e Bismark são em memória de pessoas do alto comando alemão - general Helmuth Erhard Moltke e Otto Eduard Leopold Bismark, unificador da Alemanha, ambos da Prússia; Berlim (Linha Berlim) lembra a capital da Prússia e da Alemanha, após a unificação em 1870; Köln destaca a importante cidade da região da Westfália; e o nome Krupp (Linha Paissandu) está ligado à siderúrgica Krupp, uma importante empresa prussiana que contribuiu para unificação da Alemanha.
Westfália, que se emancipou em 1996 de Teutônia e Imigrante, recebeu o nome em homenagem aos imigrantes que, em sua maioria, são oriundos de uma região próxima à Holanda e que integra o atual estado Renânia do Norte Westfália. Os imigrantes alemães chegaram ao local por volta do ano de 1869, e falavam o dialeto Plattdüütsk, língua até hoje muito difundida entre os westfalianos. Aqui, eles tiveram muito trabalho, precisando construir, nas suas comunidades, escolas, igrejas e estabelecimentos.
A criação do Município se deve a diversas pessoas, lideradas pelo saudoso empresário Enio Grave (in memorian). Após formada, a Comissão Emancipacionista apresentou a proposta de emancipação nas diversas comunidades e então encaminhou o pleito à Assembléia Legislativa do Estado. O pedido foi aprovado e a realização do plebiscito ocorreu em 24 de março de 1996, tendo sido a manifestação da população favorável à criação de Westfália. Já em 16 de abril de 1996, através da Lei Estadual nº 10.754, foi criado o Município, instalado com administração própria em 1º de janeiro de 2001.
Hoje, a integração e a luta dos imigrantes alemães reflete no progresso e no desenvolvimento de Westfália, transformando o município em potencial cultural, econômico e turístico.

Curiosidade

Na Campanha do SIM, buscando o apoio da população, a Comissão Emancipacionista organizou o Hino da Emancipação. Até hoje, o hino é lembrado pelos munícipes:

“Linha Schmidt, Linha Frank, Paissandu e Berlim. Esta é a hora de nos emancipar. Igualdade e respeito, com educação, assim nos legaram os nosso ancestrais.
E de mão em mão, é a corrente da união, com o trabalho o progresso se faz.
E na fé, e na fé, com a benção de Deus, benção de Deus, esperança da paz.
Votemos SIM, vem junto irmão, com Westfália no coração”.