01/04/2022

XIII Westfälischer Tanzabend marca o retorno dos encontros folclóricos

Zoom Vídeo Produções

A cultura alemã esteve em evidência no sábado, dia 26 de março, em Westfália. Integrando as festividades alusivas ao aniversário de 26 anos de emancipação política do Município, celebrados em 24 de março, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe promoveu o XIII Westfälischer Tanzabend. A programação cultural ainda marcou, oficialmente, o retorno dos encontros folclóricos no Estado.

Dançarinos visitantes e a comunidade westfaliana foram recepcionados no Flamengo Futebol Clube a partir das 18h30min. Na recepção, o Grupo Instrumental de Westfália, formado por jovens talentos westfalianos, fez um show à parte e ofereceu boa música aos presentes através de um repertório bastante eclético.

Sorrisos largos, olhares brilhantes e abraços de saudades: faziam mais de dois anos que os grupos não mais se encontravam e integravam. Através das suas danças, os 23 grupos visitantes, vindos de diversas cidades do Rio Grande do Sul, encantaram a comunidade com o colorido dos seus trajes e a alegria de estarem na pista.

Marcando os 26 anos de emancipação política de Westfália, o XIII Westfälischer Tanzabend contou com uma pequena solenidade alusiva ao aniversário. Em nome da corte de soberanas, a rainha Maica Cristina Wahlbrink parabenizou o Município. “É momento de lembrar da nossa história, construída a muitas mãos. Que honra e que alegria fazer parte desta trajetória, podendo levar o nome de Westfália por diversos lugares”, comentou ela.

A secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, falou da alegria de acompanhar o retorno de eventos culturais tão importantes. “Westfália marca o retorno dos eventos de dança folclórica. Como é gratificante e especial vivenciar isso, porque cultura é história; cultura faz bem para a alma. Parabéns ao Westfälische Tanzgruppe por mais esta iniciativa e pela promoção deste grandioso e reconhecido evento”, parabenizou a secretária.

Também presente no evento, o prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, disse sentir-se honrado em ver Westfália escrevendo brilhantemente a sua história. “Para nós, enquanto município-mãe, é especial ver o caminhar de crescimento e desenvolvimento de Westfália. Parabéns pelas conquistas e pela história construída. É motivo de orgulho para nós”, ressaltou.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, falou da riqueza cultural existente em Westfália. “Temos diversas entidades culturais no Município e todas elas são importantes. Neste momento, de forma especial, enaltecemos a tradição alemã como forma de valorizar os imigrantes que aqui habitaram. Parabéns ao Grupo de Danças Alemãs pela organização deste lindo evento e parabéns Westfália pelos 26 anos de progresso”, pontuou o chefe do Executivo westfaliano.

Como ponto alto da noite, o grupo anfitrião promoveu uma reflexão sobre valores neste período de pós-pandemia. Na ocasião, todas as categorias do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe fizeram sua apresentação, com quem o público vibrou e comemorou o retorno às atividades. A programação cultural culminou com baile, animado pela Super Banda K’necus.

O XIII Westfälischer Tanzabend contou com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.