24/08/2022

XIII Feira do Conhecimento abordará “Tecnologia a favor da Sustentabilidade”

Após dois anos sem atividades presenciais em virtude da pandemia da Covid-19, a XIII Feira do Conhecimento de Westfália marca o retorno da programação, que já é tradicional no Município e nesta edição trará diversas novidades. A atividade, voltada à comunidade westfaliana e regional, acontece de 30 de agosto a 02 de setembro, na Casa da OASE, no Centro, e tem como temática “Tecnologia a favor da Sustentabilidade”.

A exemplo das últimas edições presenciais, são variados os atrativos para este ano: conversa com escritores e ilustradores, apresentações culturais, palestra, presença da Livraria Kadernu’s e da Cooperativa Escolar e demonstração de circuito de robótica (escolas do Sesi-RS) são alguns deles. O tradicional Concurso de Oratória, além das peças teatrais, também são atividades especiais para a comunidade escolar (programação completa abaixo).

Uma das grandes novidades, para esta edição, é o Concurso de Poesias. “Nossa intenção é inovar a cada ano que passa, buscando trazer novos atrativos à comunidade escolar, além de envolver, cada vez mais, os nossos estudantes. Tivemos acesso a algumas produções e garantimos que este será um momento muito especial para os alunos. Portanto, esperamos as famílias com carinho”, observa a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, lembrando que a programação ainda inclui exposição de animais taxidermizados da fauna regional, através de parceria com a Univates.

Conforme Elisangela, a Feira do Conhecimento é uma programação voltada à toda comunidade escolar. “E, neste ano, trouxemos uma temática bastante constante em nosso dia-a-dia, envolvendo tecnologia e sustentabilidade. Portanto, de forma especial, estendemos o nosso convite à comunidade local e regional para que prestigiem a nossa Feira do Conhecimento, sempre tão especial, rica e inovadora. Aguardamos por todos”, convida a secretária.

A XIII Feira do Conhecimento é uma realização da Prefeitura de Westfália, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), com apoio da Livraria e Papelaria Kadernu’s.

Atividades já realizadas pelos estudantes

Na semana passada, como forma de divulgação da XIII Feira do Conhecimento, estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental confeccionaram e instalaram placas decorativas e de reflexão, no decorrer da Rua Henrique Uebel. As mesmas trazem frases sobre leitura, tecnologia e sustentabilidade.

Já nesta segunda-feira, dia 22 de agosto, alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, das quatro escolas da rede municipal de ensino, tiveram as primeiras atividades presenciais em alusão à XIII Feira do Conhecimento. Além de contação de histórias e momento de integração, eles participaram de atividade especial com a ilustradora Laura Castilhos. Foi um momento para desenhar, colorir e colocar a criatividade no papel.

Programação da XIII Feira do Conhecimento

30 de agosto (terça-feira)

Manhã e tarde

Presença da escritora Maria Luiza Puglia na EMEF Vila Schmidt