22/05/2024

Westfália ocupa posição de destaque em taxa de alfabetização

A educação desempenha um papel fundamental em diversos aspectos da sociedade, sendo uma aliada poderosa na construção de um futuro promissor para crianças e jovens. Neste contexto, a alfabetização é uma importante ferramenta para que possam contribuir com uma sociedade ainda melhor e mais próspera.

Na sexta-feira, dia 17 de maio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os índices das taxas de alfabetização no Brasil, baseados no Censo 2022. Mais uma vez, Westfália alcançou posições de destaque, com 98,95% de sua população, com 15 anos de idade ou mais, alfabetizada. Em nível de Rio Grande do Sul, o Município ocupa a primeira colocação. Já em nível de País, Westfália assume a segunda posição.

A taxa de alfabetização é uma medida estatística que indica a porcentagem da população que possui habilidades básicas de leitura e escrita em uma determinada faixa etária, envolvendo também a compreensão, análise e capacidade de pensamento crítico. Bons índices na educação refletem em melhores oportunidades econômicas para os municípios.

O município de Westfália recebeu com grande alegria a notícia. “Isto prova e reafirma que educação é investimento. São frutos colhidos mais à frente e que colocam Westfália em destaque estadual e nacional, mais uma vez. E não podemos deixar de mencionar e agradecer ao nosso quadro pedagógico, que não mede esforços e se dedica diariamente para que possamos alcançar excelentes índices educacionais todos os anos”, reconheceu o secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Gustavo Sieben.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, também parabenizou os professores pelo destaque alcançado. “Os professores são peça chave neste excelente índice. Nosso reconhecimento pela dedicação e persistência, todos os dias. Seguimos juntos e tenho certeza de que seguiremos colhendo bons frutos na Educação”, pontuou o chefe do Poder Executivo westfaliano.