14/12/2022

Westfália: diversas obras que se refletem na qualidade de vida das pessoas

Divulgação / AI Westfália

Diversas obras estão em andamento no município e beneficiam a comunidade local e quem visita Westfália

Diversas obras estão em andamento em Westfália e têm impactado diretamente na qualidade de vida da população local e de quem visita o município. Obras de infraestrutura viária e em edificações estão ocorrendo em diversos locais de Westfália e que foram vistoriadas in loco na semana passada pelo prefeito, Joacir Antônio Docena, e pelo secretário de Obras, Viação e Interior, Élcio José Lupatini.

Dentre as obras visitadas está a ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bandeirantes, da Linha Frank. O educandário está recebendo a ampliação da cozinha, além da ampliação de quatro salas de aula, para atender a demanda de alunos com mais conforto e comodidade, impactando na qualidade do processo de ensino-aprendizagem em um espaço adequado.
Na mesma localidade, foi visitada a nova ponte sobre o Arroio Boa Vista, na divisa com o Bairro Boa Vista, Teutônia. Obra executada em parceria com a Prefeitura de Teutônia e recém-inaugurada, a estrutura recebe agora melhorias no entorno. Em parceria com a Certel, será colocada iluminação sem custo para as comunidades de Westfália e Teutônia. Além disso, Westfália ainda está providenciando a instalação de defensa metálica, para oferecer mais segurança para os usuários.

Já no entorno do frigorifico de aves da Cooperativa Languiru, no Bairro Germânia, foi criada uma área de estacionamento para os trabalhadores da indústria. A área fica na esquina das ruas Adolfo Hollmann e 24 de Março e visa facilitar a mobilidade e o crescimento da empresa. Nas proximidades também, a Avenida Ênio Grave está recebendo iluminação com luminárias de LED e calçadas de passeio nas laterais. A via beneficia, além dos moradores, as indústrias alimentícias locais, dentre elas os Biscoitos Konrad e os Biscoitos Klain.

Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Schmidt, no Bairro Bela Vista, estão sendo feitas melhorias no acesso ao estacionamento do educandário, facilitando o fluxo de veículos no local. Recentemente também foi feita a pavimentação, com blocos intertravados de concreto, no entorno, estacionamento e pátio do Bloco A do complexo escolar.

No Bairro do Parque, são duas obras em andamento. Uma delas é a pavimentação da Rua Selson Markus, que está em ritmo acelerado. A outra obra, junto ao Parque Municipal de Eventos, é a restauração e manutenção do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), com troca do telhado, do piso de madeira interno, ajuste das aberturas de madeira, pintura interna e externa, construção de calçada no entorno, instalação do PPCI e reforço estrutural nos pilares e vigas de madeira.

Segundo o prefeito, Joacir Antônio Docena, todas as obras executadas ou que estão em andamento se refletem na qualidade de vida do bem maior do município: as pessoas. “Essas são algumas das obras que executamos. E muito mais está por vir! Afinal, o desejo do Poder Público Municipal é oportunizar a todos uma Westfália cada vez melhor para morar e investir”, afirmou.

O secretário de Obras, Viação e Interior, Élcio José Lupatini, da mesma forma, enalteceu os investimentos feitos pela Administração Municipal. “Estamos trabalhando em diversas frentes, nas mais diversas áreas, para que a nossa população tenha ainda mais qualidade de vida”, destacou.
Além das obras visitadas pelo Executivo na semana passada, outras já foram concluídas ou estão em fase de conclusão. Dentre elas se destacam:

- Revitalização da Praça da Amizade: obras de revitalização da Praça da Amizade, localizada na esquina da Rua Ernesto Driemeyer com a Avenida Ênio Grave, no Bairro Germânia. A revitalização contemplou a colocação de novos brinquedos, calçamento no entorno e nova iluminação, além da troca da tela e da areia e a drenagem da cancha de areia.

- Recapeamento da Avenida Uebel: serviços de recuperação parcial asfáltica e fresagem, além do recapeamento asfáltico da Avenida Henrique Uebel, com sinalização horizontal.

- Reforma do Cras: Serviços de reforma dos prédios do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Houve a substituição do telhado, da parte elétrica, do forro e do toldo no Centro de Referência e no Departamento de Assistência Social.

- Pavimentação na Linha Schmidt Fundos: pavimentação asfáltica, drenagem e sinalização da Estrada da Linha Schmidt Fundos – trecho 02, numa área total de 2.448 metros quadrados. Foi realizada a pavimentação asfáltica, além da colocação de defensas metálicas e canaleta de concreto, para que não seja danificado o asfalto com as enxurradas.

- Poço da Picada Horst: serviços de perfuração de poço tubular profundo, para implantação de sistema de adução e distribuição de água, localizado na Linha Berlim – Picada Horst. Também houve a construção do abrigo para colocação do quadro de comando. O poço possui 580 metros de profundidade.