Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Westfália
Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Westfália
No mês de junho a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Westfália passou a realizar pequenos procedimentos cirúrgicos em nível ambulatorial, com atendimento quinzenal, aos sábados. A ação visa desafogar a fila da cirurgia geral, agilizar o acesso a tratamentos e garantir atendimento humanizado e preventivo à população.
Segundo a secretária da Saúde de Westfália, Helena Maria Schneider, o serviço representa um avanço na atenção primária à saúde. “Tudo o que for possível atender em nível ambulatorial será feito no próprio posto de saúde, com segurança e eficiência”, destaca. Ela ressalta que os atendimentos incluem consultas pré-operatórias e a realização de procedimentos simples, como cantoplastias, retirada de lipomas, verrugas, sinais de pele com risco de lesão solar, neoplasias de pele, abcessos, dentre outras demandas.
“Muitas dessas situações acabavam entrando na fila da cirurgia geral, junto com casos de hérnia e vesícula, por exemplo. Agora, conseguimos tratar rapidamente, sem custo ao paciente e sem a necessidade de deslocamento a hospitais”, explica Helena. Após o procedimento, o paciente retorna em 15 dias para reavaliação com o cirurgião.
O médico responsável é o Dr. Mateus Henrique Schneider, cirurgião geral com residência na Santa Casa de Porto Alegre. Além de consultas prévias e procedimentos, há atendimento da farmácia municipal nestas manhãs de sábado para dispensação dos medicamentos necessários à recuperação dos pacientes operados. “O atendimento e entrega, nos sábados definidos, será exclusiva aos pacientes que realizarem cirurgia ambulatorial”, frisa a secretária.
O agendamento deve ser feito com antecedência. A solicitação de consulta para avaliação pode partir do próprio cirurgião ou dos médicos e equipe de enfermagem da UBS. A expectativa é de que cerca de dez pacientes sejam atendidos por sábado, entre consultas e procedimentos, com variação conforme a complexidade dos casos.
“Essa iniciativa atende uma demanda antiga da comunidade e reforça nosso compromisso com uma saúde pública mais ágil e resolutiva”, avalia o prefeito César Juliano Bloemker. Para ele, ampliar os atendimentos locais representa uma forma de cuidar das pessoas com mais proximidade e qualidade. “Investir na saúde da nossa população é uma prioridade, e estamos buscando alternativas que tragam mais eficiência para o sistema e mais conforto aos usuários.”
Mais informações podem ser obtidas junto ao posto de saúde ou pelo fone (51) 3840-0313.