16/02/2023

Westfália decreta situação de emergência devido à estiagem

Divulgação / AI Westfália

Conforme o levantamento, estima-se, até o momento, a perda econômica para o Município de R$ 22.686.300,00

Devido a pouca quantidade de chuvas, especialmente nos últimos meses, que ficou abaixo da média histórica, Westfália teve perda estimada de R$ 22.686.300,00 até o momento na safra 2022/2023 nas culturas de milho grão, milho silagem e bovinocultura de leite. Diante deste cenário, de perdas causadas pela estiagem, a Prefeitura de Westfália decretou na tarde desta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, situação de emergência.

O prefeito, Joacir Antônio Docena, coloca que o decreto leva em conta o levantamento feito por entidades ligadas ao setor primário. “Tivemos perdas consideráveis nas lavouras de soja, cultura do milho grão, do milho silagem, da bovinocultura de leite e avicultura e suinocultura de corte. E isso terá reflexos em toda a economia do município. Por isso, decidimos pelo decreto de situação de emergência”, frisa.

O levantamento foi realizado pela Emater/RS-Ascar de Westfália, com base em dados coletados a campo e com apoio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

O apurado foi o seguinte:

- Cultura do milho silagem: foram implantados 1.700 hectares (ha), cuja expectativa de produtividade inicial era de 45.000 kg/ha de massa verde. Em função da estiagem, estima-se que houve redução de 70% na produtividade, o que representa perda econômica de R$ 21.420.000,00;

- Cultura do milho grão: foram cultivados 150 ha, cuja expectativa de produtividade inicial era de 7.200 kg/ha de grãos. Em função da estiagem, estima-se que houve redução de 35% na produtividade, o que representa perda econômica de R$ 567.000,00;

- Bovinocultura de leite: são 352 estabelecimentos rurais que tiveram uma redução na produtividade na ordem de 10% nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, o que representa perda econômica de R$ 699.300,00. Observa-se, ainda, que as pastagens estivais estão praticamente inexistentes e as perenes com produtividade extremamente baixas;

- Cultura da soja: foram cultivados 90 ha, cuja expectativa de produtividade inicial era de 3.000 kg/ha de grãos. O desenvolvimento inicial da cultura está afetado, sendo que haverá a necessidade de replantio de algumas áreas. Por enquanto, não é possível avaliar as perdas econômicas nesta cultura;

- Avicultura de corte: caso não ocorram precipitações substanciais para os próximos períodos, há a manifestação das empresas integradoras no sentido de evitar o alojamento de aves em propriedades que não tenham condições de atender hidricamente os planteis, gerando desconforto e aflição entre os produtores que, via de regra, têm compromissos, principalmente financeiros a serem honrados em agentes bancários. São 122 propriedades envolvidas nesta cultura, sendo em 30% há problemas de abastecimento de água;

- Suinocultura de corte: São 83 propriedades envolvidas nesta cultura. Caso não ocorram precipitações substanciais para os próximos períodos, há a manifestação das empresas integradoras no sentido de evitar o alojamento de aves em propriedades que não tenham condições de atender hidricamente os planteis, gerando desconforto e aflição entre os produtores que, via de regra, têm compromissos, principalmente financeiros a serem honrados em agentes bancários. Do total de propriedades nesta cultura, em 35% há problemas de abastecimento de água.

O relatório ainda aponta que, em termos gerais, a população com vinculação rural corresponde por aproximadamente 56% da população municipal, com estimados 1.700 habitantes. Conforme apurado, todos, sem exceção, estão sofrendo prejuízos de ordem social e econômica, com fortes possibilidades de resultados ainda mais desastrosos, caso não haja reversão breve do atual quadro de exíguo índice pluviométrico. As informações dos prejuízos de ordem social e econômicas são corroboradas em parecer técnico emitido pelo Centro de Referência de Assistência Social de Westfália.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, René Rex, coloca que, com base no relatório, o período de ocorrência da estiagem coincidiu com o florescimento e enchimento de grãos da maioria das lavouras de milho e soja, causando danos irreversíveis às culturas. “Isso se refletiu na baixa qualidade da silagem produzida, pois não houve muitos grãos na sua composição. E isso também se reflete diretamente na bovinocultura de leite. A pouca chuva também preocupa no que se refere ao abastecimento hídrico de muitos dos nossos produtores”, frisa.