Divulgação Prefeitura de Westfália / Patrícia Ahlert
Leandro Augusto Hamester
A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Westfália realizou, na terça-feira (11), no Galpão de Eventos Municipal, nova reunião com produtores rurais para tratar da geração, tratamento e destinação de dejetos animais nas propriedades do município.
O encontro reuniu mais de 40 pessoas e abordou especialmente as atividades de suinocultura, bovinocultura em confinamento e avicultura de corte e de postura. Participaram também representantes da empresa Enermac, que possui experiência consolidada no desenvolvimento de soluções voltadas ao aproveitamento e processamento de resíduos agropecuários.
O tema já havia sido debatido em reunião anterior, no mês de setembro, quando a Enermac apresentou estudo de viabilidade para a construção de usina de processamento de dejetos animais. O projeto contempla todo o ciclo, desde a geração e o tratamento até a destinação final dos resíduos, com foco na preservação ambiental, aproveitamento energético e produção de fertilizantes para uso agrícola.
Segundo a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, os encontros com os produtores darão origem a documento que orientará as próximas etapas para o desenvolvimento do projeto, incluindo a avaliação da implantação de biodigestor em localidade do interior do município.
O prefeito de Westfália, César Juliano Bloemker, reforçou a importância do tema e destacou a necessidade de união de esforços entre poder público, iniciativa privada e setor produtivo. “Nosso objetivo é construir soluções em conjunto com os produtores, conciliando as demandas do campo com a responsabilidade com o Meio Ambiente. O manejo adequado dos dejetos animais é uma questão de sustentabilidade ambiental e econômica.”
LEGENDA DAS FOTOS – Encontro reuniu produtores, especialmente da suinocultura, bovinocultura em confinamento e avicultura de corte e de postura, além de representantes da empresa Enermac