23/11/2023

Vila Temática Dossland é entregue à comunidade

Westfália agora conta com um novo espaço turístico e de lazer: a Vila Temática Dossland, planejada por meio de parceria entre o poder público e empresas voltadas à fabricação de biscoitos no Município. O local foi entregue à comunidade, de forma oficial, na noite desta terça-feira, dia 21 de novembro, em programação que também marcou o início das festividades natalinas no Município.

Marcando o início do ato inaugural, autoridades westfalianas realizaram o descerramento do letreiro Dossland, que complementa o cenário e encanta por meio do seu brilho e luminosidade. “Este espaço foi projetado com muito carinho e por muitas mãos. Diversas pessoas foram importantes para que a Vila Temática Dossland saísse do papel e pudesse ser entregue à nossa comunidade. De forma especial, preciso mencionar as empresas parceiras do Projeto Dossland, que vestiram a camisa e abraçaram a ideia desde o princípio”, destacou o secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Gustavo Sieben.

Em nome das empresas parceiras no Projeto Dossland (Biscoitos Konrad, Biscoitos Klain, Restaurante da Rejane e Padaria Paissandu), Deise Konrad falou da alegria de fazerem parte deste projeto. “Nosso agradecimento à Administração Municipal por nos possibilitarem fazer parte deste lindo e rico projeto. Iniciamos, em 2022, com um trabalho de formiguinha e hoje, inaugurar este espaço, é um passo importante para o desenvolvimento do Projeto Dossland. Seguimos sendo parceiros e temos certeza de que muitas novidades virão”, enalteceu ela.

O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Charles Rossner, parabenizou o Município pela iniciativa. “Posso dizer que vocês acertaram a receita. Para o sucesso de um projeto, é necessário o envolvimento do poder público e privado, e, neste sentido, vocês estão no caminho certo. Parabéns por projetarem o turismo e acreditarem neste setor. Tenho certeza que bons frutos serão colhidos”, parabenizou Rossner.

Na sequência, a presidente da Câmara de Vereadores de Westfália, Taís Pott Rückert, abordou a parceria entre Legislativo e Executivo. “Seremos sempre parceiros de iniciativas em benefício à nossa comunidade. Acredito que este lindo e acolhedor espaço trará muitos frutos para Westfália. Parabéns à Administração Municipal por apostar nesta ideia e que o Projeto Dossland siga sendo destaque na região e no Estado”, considerou.

Encerrando o momento de pronunciamentos, o prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, reconheceu o trabalho de todos os envolvidos na construção do Projeto Dossland. “Só posso agradecer: às empresas de biscoitos parceiras, aos servidores envolvidos e ao Grupo Voluntárias Amigas, que deixou este espaço preparado para o Natal. Por meio do Projeto Dossland resgatamos a antiga tradição da confecção caseira dos biscoitos, o que remete a memórias afetivas. Que a comunidade aproveite este espaço, planejado com carinho”, pontuou o chefe do Executivo westfaliano.

De forma simbólica, autoridades e representantes das empresas parceiras no Projeto Dossland colocaram a primeira fornada de biscoitos no forno colonial da Vila Temática Dossland, culminando o ato inaugural. Durante a programação, ainda houve apresentação do Coral Infanto Juvenil de Westfália, sob a regência de Jorge Eduardo Meirer, que encantou a comunidade presente através de três cantos.

E como a noite também marcou o início das festividades natalinas no Município, a programação ainda contou com o lançamento do 7º Natal Iluminado in Dossland (programação completa abaixo), através da aparição de José, Maria e o Menino Jesus, entrega da chave da cidade ao Papai Noel e acendimento das luzes natalinas, que encantaram a todo o público presente pela riqueza de detalhes.

Ao final da programação, a comunidade pôde degustar biscoitos oferecidos pelas empresas parceiras no Projeto Dossland e as crianças tiveram a oportunidade de fotografarem com o Papai Noel. A Vila Temática Dossland, por sua vez, agora segue aberta para a visitação da comunidade local e regional. No período da noite, então, é possível prestigiar o encanto das luzes de Natal.

7º Natal Iluminado in Dossland

Lançada na noite do ato inaugural da Vila Temática Dossland, a programação cultural ocorrerá no dia 16 de dezembro (sábado), a partir das 19 horas, no Parque Municipal de Eventos. O 7º Natal Iluminado in Dossland incluirá apresentação do Grupo Instrumental e Coral Municipal, espetáculo natalino “O Natal Encantado de Dossland”, chegada do Papai Noel, brinquedos infláveis, food trucks, música com Matheus e Mathias, e presença da ervateira Itapuca.

O 7º Natal Iluminado in Dossland é uma realização do município de Westfália, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), com apoio da Docile e cofinanciamento do Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Venha se encantar com a magia de Natal – uma noite de brilho, emoção e encanto!