28/03/2023

Título nacional de Dossland é protocolado na Câmara dos Deputados

Divulgação / AI Westfália

Projeto de lei foi proposto pela deputada federal Denise Pessôa

No dia em que Westfália comemorou seus 27 anos de emancipação, o município também deu um importante passo para ser reconhecido, em todo Brasil, como a Dossland, isto é, a Terra do Biscoito. Isto porque na sexta-feira, dia 24 de março, a deputada federal Denise Pessôa (PT/RS) protocolou na Câmara dos Deputados o projeto de lei que concede a Westfália o título nacional de Dossland.

O Projeto de Lei nº 1.396/2023 “Confere ao Município de Westfália, no Estado do Rio Grande do Sul, o título de Capital Nacional Westfália Dossland (Terra do Biscoito)”. Na justificativa, a parlamentar destaca o fato de o município destacar-se pela tradição na fabricação de biscoitos, a partir da tradição familiar dos imigrantes de origem germânica. “A confecção do biscoito é um costume muito presente nas famílias que se perpetuou pelas gerações, avançando e desenvolvendo indústrias de biscoitos na cidade de Wetsfália”, observa Denise.

A deputada também enaltece na justifica da matéria que a ideia Westfália - Dossland surgiu com o desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo em 2021, baseado em estudos técnicos e discussões, em que concluiu-se que os aspectos históricos e culturais ligados à tradição dos imigrantes e sua relação com a fabricação de biscoitos tradicionais de origem alemã, eram muito presentes no município. “A denominação de Dossland valoriza uma das características da cidade que é o dialeto Plattdüütsk, língua cooficial do município que faz esse elo cultural entre os imigrantes de origem germânica e a fabricação do biscoito. A consolidação de Westfália como Dossland a reconhece pela confecção dos biscoitos, iniciada pelos imigrantes alemães e presente no dia a dia da população, tradição que ultrapassou os lares e chegou às indústrias”, argumenta.

Ela ainda coloca que Westfália possui quatro empresas do setor alimentício do biscoito, que, somadas oferecem 150 vagas de emprego direto e tem uma parcela muito importante na economia westfaliana, além de levar os biscoitos westfalianos por todo o Brasil. “Sob incentivo, as crianças operam oficinas de produção do biscoito nas escolas e com o constante desenvolvimento empresarial do segmento dos biscoitos, a cidade de Westfália se destaca neste ramo, mantendo a tradição familiar e cultural, desenvolvimento econômico e a expansão de Westfália - Dossland pelo Brasil”, finaliza.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, ressalta que a protocolação do projeto de lei na Câmara dos Deputados foi um grande passo. “Foi um belo presente para toda a comunidade westfaliana. Agora, ficamos na expectativa pelos próximos trâmites para que então possamos ser reconhecidos em todo o Brasil como a Dossland, evidenciando a nossa tradição na produção dos biscoitos. Esse título dará ênfase ao desenvolvimento econômico, cultural e turístico do município. Só temos a agradecer à deputa federal Denise Pessôa por abraçar a nossa ideia e acreditar no nosso potencial”, frisa.

A partir de agora, a proposta seguirá os trâmites internos na Câmara dos Deputados até ser aprovada em plenário. Então, a proposição é encaminhada para o Senado, onde também passará por trâmites internos e aprovação em plenário. O último passo será a sanção do projeto de lei pelo Presidente da República, para que então possa ser conferido ao município o título nacional.