26/12/2022

Termo de fomento prevê mais de R$ 140 mil de investimento no setor primário

Divulgação / AI Westfália

Parceria com a Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável foi celebrada nesta sexta-feira e prevê o controle de ervas daninhas e outras pragas por meio de drone

A Administração Municipal de Westfália e a Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável do município assinaram na sexta-feira, dia 23 de dezembro, termo de colaboração que prevê investimento superior a R$ 140 mil no setor primário, no que tange ao controle de ervas daninhas e outras pragas por meio de drone. O setor primário representa boa fatia do orçamento do município.

Por meio do projeto “Inovando na Agricultura”, a Administração Municipal repassará à entidade o valor de R$ 143 mil. Em contrapartida, a Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável contribuirá para a execução do objeto desta parceria, que consiste em:

- pulverização de produtos para controle de ervas daninhas e pragas em 100 propriedade pelo período de dois anos;

- aplicação de herbicidas em cerca de 1.000 hectares e 500 horas de prestação de serviços.

A prestação do serviço se dará por meio da aquisição de um kit completo de drone para pulverização agrícola. O termo de fomento foi assinado pelo prefeito, Joacir Antônio Docena, e o presidente da entidade, Vitor Cristiano Ahlert.

Segundo o prefeito, esta parceria é uma das formas de valorizar o setor primário de Westfália. “O setor primário representa fatia considerável do nosso orçamento. Portanto, dentre os diversos incentivos, agora oferecemos mais uma alternativa aos nossos produtores, para que possam fazer um melhor controle das ervas daninhas e pragas que afetam as produções. Ficamos muitos felizes em estabelecer esta parceria com a Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável de Westfália”, afirmou.

Conforme o plano de trabalho apresentado pela entidade, as propriedades de terreno íngreme, na qual o trator não consegue trafegar, solo está encharcado da chuva ou com plantas com altura acima da ideal para pulverização com equipamento acoplado à trator, também terão seus cultivos mantidos com a necessária pulverização. Além disso, áreas íngremes, antes pulverizadas manualmente, poderão ser pulverizadas em segurança, evitando o contato direto do produtor com os agrotóxicos.

Atualmente, a Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável de Westfália presta diversos serviços. Dentre eles estão a distribuição de dejetos líquidos e secos, aplicação de defensivos químicos e orgânicos, plantio de pastagens e de forrageiras, a silagem, fenação e pré-secado, entre outros.