16/03/2025

Rodeio Estadual em Westfália movimenta o fim de semana e celebra tradições gaúchas

Fonte:

Fotos:

Cristiano Braga

Crédito da notícia:

Dentro da programação oficial do aniversário de 29 anos de Westfália, o aguardado 8º Rodeio Estadual aconteceu neste final de semana, entre os dias 14, 15 e 16 de março no Parque de Eventos de Westfália. O evento reuniu competições campeiras, música ao vivo e uma grande confraternização entre amigos e famílias que amam a cultura gaúcha.

A programação do rodeio teve início na sexta-feira (14) e contou com o show da Banda Luz de Candieiro, que animou o público a partir das 22h. Na sexta-feira (15), o cerimonial oficial de abertura ocorreu às 20h, seguido de um show com Os Buenachos, às 22h. Durante todo o final de semana, as provas campeiras emocionaram o público e destacaram a tradição gaúcha do laço.

O evento contou com gaúchos e gaúchas de todas as querências. O comerciante Daniel Machado, 45 anos, veio de Nova Santa Rita para conhecer o município de Westfália e ficou encantado com a organização do rodeio. “Meus amigos haviam me falado que a cidade era muito limpa e bonita. Mas fiquei realmente impressionado com a organização do evento. Encontramos um parque limpo e com uma ótima recepção. Decidimos ficar o final de semana todo com a família no município”, contou ele.

Representando o CTG Querência Westfaliana, o aposentado Raul Gomes, 57 anos, destacou a importância da integração dos gaúchos de todo o Estado no rodeio. “É importante que venham conhecer nosso município e que esta integração traga amizades e fortaleça a cultura gaúcha”, disse. O vereador Carlos Möllmann também enfatizou a importância do evento para a união entre as comunidades. “O rodeio junta as comunidades, as regiões e nós apoiamos isso”, comentou.

 

A pequena laçadora

Com apenas 14 anos, a laçadora Isis Petry foi um dos destaques do rodeio em Westfália. Moradora de Estrela, ela foi influenciada pelo pai Ramon da Silva, 46 anos, na paixão pela tradição gaúcha. “É muito gratificante representar as mulheres no laço. Meu pai adora cavalos e sempre participa dos rodeios. Espero deixar ele orgulhoso”, disse a jovem antes de iniciar as atividades no laço.

 

União e tradição

A atmosfera do evento também foi marcada por momentos especiais para os participantes. Silvane Broenstrup, 65 anos, e Alicio Brasa, 67 anos, comentaram sobre a alegria de estarem presentes e de poderem compartilhar esse momento. "Nos conhecemos num baile em Westfália há uma semana e agora temos este rodeio como nosso primeiro passeio romântico. Muito bom podermos aproveitar juntos este momento de tradição e união entre os gaúchos”, explicou.

Para o prefeito Juliano Bloemker, o Rodeio Estadual de Westfália não é apenas uma competição, mas um momento de valorização da cultura gaúcha, proporcionando uma experiência única para todos os participantes. “A Administração Municipal vai sempre apoiar este lindo evento que traz gaúchos e gaúchas de todo o Estado para conhecer nossa Westfália. Nossa comunidade westfaliana sempre estará de portas abertas para valorizar a tradição gaúcha”, enfatizou.