01/06/2023

Programa Farmácia Cuidar + repassa R$ 70 mil ao Município

Fonte:

AI Westfália

Fotos:

AI Westfália e Divulgação

Crédito da notícia:

AI Westfália

Dentre 440 municípios gaúchos, Westfália foi um dos beneficiados através do Programa de Financiamento Farmácia Cuidar +, promovido pelo Estado do Rio Grande do Sul. O programa, lançado em setembro de 2021, visou qualificar o cuidado farmacêutico nas Farmácias de Medicamentos Especiais (FME).

Por meio do programa, o município de Westfália recebeu o valor de R$ 70 mil. Este recurso pôde ser utilizado na aquisição de sacolas ecológicas, refrigerador, balança antropométrica, móveis, equipamentos de informática, materiais de expediente, entre outros. Uma sala também foi especialmente preparada para o atendimento de pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Asma, abrindo possibilidade para o atendimento individualizado a outros pacientes.

As farmacêuticas da Unidade Básica de Saúde, Franscine Richter e Joana Brune, receberam capacitação específica pelo Programa Farmácia Cuidar +. “Por meio do programa, recebemos capacitação para o atendimento individualizado aos pacientes. Estamos à disposição para atender a comunidade e sanar qualquer tipo de dúvida”, enaltecem elas.

O Estado do Rio Grande do Sul estima que aproximadamente 317 mil pessoas sejam beneficiadas através do programa, que ampliou, qualificou e promoveu as Farmácias de Medicamentos Especiais.

 

Eixos de implementação

O Programa Farmácia Cuidar + esteve estruturado em três eixos de implementação nas FMEs para atender os seguintes objetivos:

I – Eixo Estrutura: contribuir para a estruturação dos serviços farmacêuticos no SUS, de modo que estes sejam compatíveis com as atividades desenvolvidas na Assistência Farmacêutica, para ampliação da capacidade de atendimento, garantia da qualidade do armazenamento dos medicamentos e melhoria da ambiência da farmácia.

II – Eixo Cuidado Farmacêutico: fortalecer as práticas clínicas no âmbito da Assistência Farmacêutica visando a resolutividade das ações em saúde, otimizando os benefícios e minimizando os riscos relacionados à farmacoterapia.

III – Eixo Identidade Visual: padronizar a estrutura das farmácias que aderirem ao Programa como forma de identificação do local que prestará serviços clínicos farmacêuticos ao cidadão.