09/09/2022

Poço das Antas, Teutônia e Westfália lançam os Jogos Escolares Intermunicipais

Fonte:

AI Westfália

Fotos:

ASCOM Westfália

Crédito da notícia:

AI Westfália

Contribuir para a socialização e a formação integral do aluno, possibilitando a ocupação do tempo livre do estudante e incentivando hábitos saudáveis, é um dos objetivos dos Jogos Escolares Intermunicipais (JEI). Lançada de forma oficial na noite desta quinta-feira, dia 08 de setembro, a atividade esportiva acontece por meio de parceria entre os municípios de Poço das Antas, Teutônia e Westfália.

Sediada no auditório da cooperativa Sicredi Ouro Branco, em Teutônia, a solenidade de lançamento voltou-se a autoridades e professores de Educação Física, os quais estarão diretamente envolvidos nas modalidades em disputa: futsal, voleibol e atletismo. A estimativa da comissão organizadora é de envolver mais de 1500 atletas (nascidos a partir de 2007) e profissionais no decorrer da competição, que se estenderá nos meses de setembro, outubro e novembro.

Na abertura dos Jogos Escolares Intermunicipais, os prefeitos dos municípios parceiros ressaltaram a importância da atividade de integração e socialização. Para a prefeita de Poço das Antas, Vânia Brackmann, incentivar as crianças e jovens ao esporte, além de promover o desenvolvimento motor e cognitivo, proporciona a convivência com outras pessoas, estimulando a consciência social e o espírito comunitário, assim como também introduz hábitos saudáveis e trabalha aspectos como respeito, disciplina e espírito de equipe. “É preciso ressaltar a integração dos municípios nessa iniciativa, que nesses moldes proporciona um intercâmbio de conhecimentos e vivências, e também o acesso a diferentes modalidades, possibilitando que nossas crianças e jovens compartilhem de trocas significativas e grandes aprendizados”, evidenciou. Segundo ela, a união de esforços dá magnitude e estrutura ao projeto, o que fortalece a sua importância perante a comunidade regional.

O prefeito Celso Aloísio Forneck ressaltou a iniciativa e a importância da integração entre os municípios. “Projetos como este, que visam a integração, união e socialização das crianças e adolescentes, além do incentivo à pratica esportiva, são instrumentos que sempre serão aceitos por fazer a diferença no agora e no futuro destes jovens. São oportunidades para que possam interagir, trocar experiências, conhecer novos lugares, estabelecer vínculos e amizades”, ressaltou. Forneck também destaca a importância da união dos municípios para realização de projetos importantes. “Acredito que nada se faz sozinho, e uma equipe forte e unida é essencial para a conquista de seus objetivos. Essa integração entre os municípios é um dos maiores exemplos que podemos repassar aos jovens enquanto gestores, transmitindo a ideia de que juntos podemos fazer sempre mais”, reforçou.

Já para o prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, inserir crianças e jovens em atividades esportivas é fundamental para o convívio com outros atletas, o que promove a integração e a socialização. “O município de Westfália sente-se honrado por fazer parte deste importante projeto, especialmente voltado às nossas crianças e jovens. Permitir a sua integração por meio do futsal, do voleibol e do atletismo é de suma importância para seu crescimento e evolução, permitindo, inclusive, que novos talentos sejam descobertos na nossa região. Que seja a primeira edição de uma parceria que se consolida sempre mais”, enalteceu Docena, parabenizando a todos os envolvidos na organização dos JEI.

A Sicredi Ouro Branco é patrocinadora dos Jogos Escolares Intermunicipais por entender a importância do projeto. O presidente da cooperativa, Neori Ernani Abel, parabenizou a iniciativa e destacou também a importância da integração entre as comunidades. “Ao incentivarmos a educação e a prática esportiva contribuímos para a melhoria da qualidade de vida dos jovens da nossa região. Através do apoio de iniciativas como os Jogos Escolares Intermunicipais incentivamos a integração entre as comunidades escolares dos três municípios envolvidos e assim, colocamos em prática o nosso propósito de construir juntos uma sociedade mais próspera. Parabéns pela iniciativa”, destacou.

Durante a solenidade de abertura, Jair Roberto Welter, organizador dos Jogos Escolares Intermunicipais, ainda falou da parceria com a cooperativa Sicredi Ouro Branco, bem como da união entre os municípios de Poço das Antas, Teutônia e Westfália para a realização dos Jogos Escolares Intermunicipais. Ele enalteceu também que a intenção é promover a atividade anualmente, sempre inovando com o acréscimo de uma nova modalidade por ano.

 

Palestra especial de abertura dos JEI

Natural de Santa Maria, Denilson Souza foi atração especial na abertura dos Jogos Escolares Intermunicipais, compartilhando suas vivências e experiências com o público presente. Militar do exército na reserva, palestrante, idealizador da Campanha Paratleta (coleta de tampinhas, lacres de alumínio e blisters) e presidente da Associação Santamariense Paradesportiva (Assampar), Souza sofreu uma queda do telhado em outubro de 2006, fraturando a coluna e, desde então, faz uso da cadeira de rodas para se locomover.

Hoje, Denilson Souza é conhecido pela sua vivência em esportes adaptados, como: basquete sobre cadeira de rodas, paracanoagem, paraciclismo, padel adaptado, bocha em cadeira de rodas, kart adaptado, tênis de mesa, tiro com arco e handebol em cadeira de rodas. No ano de 2009, foi convocado para a Seleção Brasileira de Handebol sobre cadeira de rodas.

 

Modalidades e datas da competição

A primeira modalidade em disputa pelos Jogos Escolares Municipais será o futsal. As partidas acontecem já nesta sexta-feira, dia 09 de setembro, tendo por local o ginásio do SER Gaúcho e do Colégio Teutônia, em Teutônia. As mesmas se estendem durante todo o dia e envolverão um total de 28 equipes, femininas e masculinas, de 11 escolas de Poço das Antas, Teutônia e Westfália, o que mobilizará cerca de 600 atletas e profissionais.

O voleibol, por sua vez, está agendado para o dia 07 de outubro, no município de Poço das Antas, com partidas sediadas no Ginásio Municipal e no Cebovi. Já a modalidade de atletismo ocorrerá em Westfália em 29 de outubro, tendo por local o Parque Municipal de Eventos.

As finais dos esportes coletivos (futsal e voleibol) acontecerão no dia 19 de novembro, na Associação dos Funcionários da Languiru (Mimi), em Teutônia. O atletismo, por se tratar de esporte individual, será disputado em apenas um dia, sem etapa final.