08/05/2023

Peça teatral conscientiza sobre a proliferação do Aedes Aegypti

Com o aumento dos casos de dengue no Rio Grande do Sul (RS), a temática tem sido abordada de forma recorrente nas cidades gaúchas. Em Westfália não é diferente. Na quarta-feira, dia 03 de maio, o Programa Saúde na Escola (PSE) abordou o tema de maneira lúdica com crianças e jovens.

A peça teatral “As Aventuras de Fortúnio”, do Grupo de Teatro A Turma do Dionísio, foi apresentada em duas oportunidades, tendo por local a Associação Cultural e Esportiva (ACE) Fluminense. Pela manhã, estudantes dos Anos Finais da rede municipal de ensino acompanharam o teatro. Já à tarde, a peça foi apresentada para a Educação Infantil e Anos Iniciais da rede municipal de ensino, além de um grupo de crianças da Escola de Educação Infantil (EEI) Mônica.

Uma comédia sobre o meio ambiente, a peça teatral proporcionou, de forma leve, clara e divertida, a conscientização sobre o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. Os personagens mostraram a importância dos cuidados com o lixo para evitar o acúmulo de água e a proliferação do mosquito.

Conforme a agente de combate a endemias do Município, Marisa W. Docena, conscientizar a partir das crianças e jovens é uma das maneiras mais eficazes. “As crianças e jovens levam as informações para casa, e a partir do engajamento das famílias conseguimos resultados satisfatórios na prevenção. Neste sentido, a peça teatral foi bastante esclarecedora, de forma especial para os menores, que também já podem contribuir com a prevenção através de pequenas ações”, observa ela.