13/06/2024

Peça “Fuga: o submundo das drogas” é apresentada em duas sessões

Na segunda-feira, dia 10 de junho, a Casa da OASE, no Bairro Germânia - Westfália, foi palco de uma importante iniciativa de conscientização e prevenção. A peça teatral “Fuga, o submundo das drogas”, apresentada pelo Teatro Social e com autoria de Antônio Lopes, foi encenada pela manhã e à noite, trazendo realismo à abordagem desta importante temática.

Com realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e do Conselho Tutelar, e apoio do Município de Westfália, por meio da Assistência Social, a ação voltou-se a estudantes dos anos finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt e de Ensino Médio, além de pais, professores e comunidade em geral. Ao final da peça teatral, a programação ainda contou com palestra sobre os malefícios das drogas e lições valiosas para a vida, reforçando que arte e informação, como aliadas, podem ser uma poderosa ferramenta de transformação social. E é através de iniciativas como esta que o Município visa construir um futuro mais seguro e consciente para todos.

Nos dois momentos, a programação teve como objetivo principal a conscientização e a prevenção. “Precisamos que nossos jovens entendam que as drogas levam para um caminho de destruição pessoal e familiar. É fundamental abordar este importante assunto, que é atual e real em meio à nossa sociedade, inclusive”, enalteceram os organizadores da atividade.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, parabenizou o Comdica e o Conselho Tutelar pela promoção do evento. “É importante e urgente abordar este tema que assola e desgasta muitas famílias. Parabéns pela iniciativa, e que estes momentos conscientizem nossos jovens e nossa comunidade. O poder público sempre será parceiro de atividades que previnam a vida e o futuro de todos”, frisou o chefe do Poder Executivo.

Realismo e conscientização

A peça “Fuga, o submundo das drogas” retratou de forma intensa e realista a trajetória de Chico, um jovem de classe média alta que, ao se envolver com drogas, enfrenta uma série de desafios e consequências devastadoras. A narrativa, construída com base em histórias reais, conseguiu captar a atenção do público e promover uma reflexão profunda sobre os perigos do vício. Os artistas mostraram as angústias e as lutas do dependente, fazendo com que impactasse o público presente.

A peça, que neste mês completa três décadas de atividades ininterruptas, já soma mais de duas mil sessões, para um público superior a 200 mil pessoas.

Doações que possibilitam ações

A realização desta programação foi possível através das doações a partir da Declaração do Imposto de Renda ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Westfália (FMCA). Estas doações permitem a qualificação da rede de atendimento, e auxiliam no processo de prevenção e inclusão social de crianças e adolescentes do Município. Ao doar ao FMCA, o contribuinte decide que parte do seu imposto de renda fique na cidade para o desenvolvimento de ações direcionadas à infância e adolescência.