22/05/2022

Obra histórica é entregue às comunidades de Linha Frank e Boa Vista

Alana Gausmann Flores/AI Teutônia e Divulgação

No final da manhã desta sexta-feira, dia 20 de maio, Westfália e Teutônia inauguraram a nova ponte sobre o Arroio Boa Vista: uma obra histórica e bastante aguardada. A nova estrutura serve de interligação entre a Linha Frank (Westfália) e o Bairro Boa Vista (Teutônia) e substitui a ponte de madeira construída na década de 50.

Famílias residentes nas proximidades e autoridades regionais prestigiaram o ato inaugural desta importante obra, que oferece melhores condições para o escoamento da produção primária, promove o desenvolvimento econômico de Westfália e Teutônia e garante mais segurança aos motoristas que pelo local trafegam, além de evitar o bloqueio do trânsito em períodos de enchente. A nova ponte está localizada em trecho que integra a Rodovia Transcitrus e representou um investimento de R$ 1.289.055,37 em recursos próprios, sendo custeada através de convênio entre os municípios – cada um quitando a metade.

Durante a inauguração, Selby Wallauer e Nardi Bloemker agradeceram, em nome das comunidades do Bairro Boa Vista e de Linha Frank, respectivamente, pela concretização desta importante e histórica obra. “Estamos felizes com a concretização desta obra tão importante e necessária para Teutônia e Westfália. Podemos dizer que é a realização de um antigo sonho. Nosso agradecimento às administrações municipais que deram início ao projeto e àquelas que deram sequência e hoje oficialmente nos entregam a nova ponte”, agradeceram.

Representando o Legislativo de Teutônia e Westfália, as vereadoras Cláudia Cristina Frigo e Taís Pott Rückert também parabenizaram os municípios pela entrega da obra. “Esta é uma grande conquista para todos nós. É um sonho que hoje se realiza. Uma obra bastante aguardada. Parabéns às administrações por entenderem a necessidade desta estrutura para o desenvolvimento econômico e para a segurança daqueles que por aqui transitam”, observaram.

Estudos e trâmites legais para a nova ponte sobre o Arroio Boa Vista foram realizados na gestão anterior, bem como a construção da estrutura em si. O ex-prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, disse estar feliz com a entrega da nova ponte à comunidade. “Em quesito de história da antiga ponte, conheço menos em relação a muitos que hoje aqui estão. Entretanto, logo entendemos a necessidade de uma nova e segura ponte neste local. Hoje, felizmente podemos entrega-la de forma oficial às comunidades. Parabéns, esta é uma conquista de todos”, enalteceu ele, parabenizando também aos atuais gestores pela conclusão da obra.

Já Otávio Landmeier, ex-prefeito de Westfália, lembrou do compromisso assumido, quando eleito, em solucionar o problema das famílias westfalianas que ficavam ilhadas em dias de enchente. “Ainda antes da construção da ponte, solucionamos o problema das famílias do Travessão com a mudança do leito e elevação da estrada geral, o que passou a permitir o deslocamento por Westfália. A ponte era outra necessidade e veio depois. E, aqui, não posso deixar de agradecer ao município de Teutônia por compreender o quão necessária era uma nova ponte neste local e assinar a parceria”, destacou o ex-prefeito westfaliano.

As gestões de Celso Aloísio Forneck, em Teutônia, e de Joacir Antônio Docena, em Westfália, foram as responsáveis pela entrega oficial da nova estrutura às comunidades do Bairro Boa Vista e de Linha Frank. “Hoje encerramos o compromisso assumido com Westfália no início do nosso mandato, que era de concluir esta importante obra. O Bairro Boa Vista e a Linha Frank mereciam esta estrutura, que agora também garante mais segurança aos motoristas, pedestres e ciclistas que aqui passam. Sem dúvidas, é uma grande concretização e ficamos muito felizes em deixar a nossa marca nesta entrega”, frisou o prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, fez uma menção especial às gestões anteriores por entenderem a necessidade e a importância de uma nova ponte sobre o Arroio Boa Vista. “Para a nossa Administração, é uma grande alegria entregar oficialmente esta estrutura às comunidades, uma ponte segura e que oferece excelentes condições para o escoamento da produção primária. Um antigo anseio das famílias que residem próximas daqui hoje se concretiza. Um sonho de Teutônia e Westfália se realiza e ficamos honrados em fazer parte disso”, pontuou, agradecendo ao município de Teutônia pela parceria na concretização desta importante obra.

Após os pronunciamentos, autoridades e a comunidade em geral acompanharam o descerramento da placa inaugural, que permanecerá instalada junto à obra. Ainda houve o desenlace da fita inaugural sobre a nova ponte, marcando, de forma oficial, a entrega desta histórica obra.

Mais detalhes sobre a obra

Enquanto que o projeto da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista foi desenvolvido pela SMB Engenharia, a estrutura foi erguida pela Construtora Edil Eireli, empresa vencedora da licitação. São 36,75 metros de extensão e 9,70 metros de largura, contando com duas pistas de rolamento e duas faixas para pedestres e ciclistas, além de capacidade para veículos de até 45 toneladas.

Nas cabeceiras de acesso à nova estrutura, os ajustes ficaram sob a responsabilidade do Município no lado que lhe compete. A nova ponte está com o trânsito liberado e a ponte antiga está bloqueada para a passagem.