27/10/2022

Noite de Saúde da Mulher Westfaliana debate o autocuidado e a prevenção ao câncer

Divulgação / AI Westfália

O autocuidado como forma de prevenção ao câncer, em especial ao de mama, norteou a Noite de Saúde da Mulher Westfaliana, realizada no dia 26 de outubro, na Casa da OASE, no Centro de Westfália, em alusão ao Outubro Rosa. Por meio de rodas de conversa e relatos de experiência pessoal sobre o Câncer de Mama levaram as participantes à reflexão sobre o tema, estimulando-as a dedicar alguns minutos do seu dia a dia para o autocuidado, refletindo, assim, também na prevenção de outras doenças.

Um dos momentos mais marcantes e emocionantes da noite foi o relato de Bianca Laisa Trapp, que, no início da pandemia, descobriu um nódulo e, por meio de exame, se confirmou que se tratava de um nódulo benigno. “Fiz a retirada do nódulo, pois a princípio se tratava de algo simples. A biópsia deste nódulo mostrou que era Câncer de Mama. Com isso, fiz a cirurgia e retirei toda a mama”, expôs.

Bianca ainda relatou como foi receber o diagnóstico do Câncer de Mama e lidar com a situação. “Foi muito difícil receber esta notícia, bem como fazer a cirurgia. Era difícil aceitar o corpo depois deste procedimento. Criei forças na minha filha, que me deu apoio fundamental durante todo o tratamento”, afirmou. O tratamento durou em torno de dois anos, com sessões de quimioterapia e radioterapia, colocação de cateter, entre outros procedimentos. Hoje, ela faz acompanhamento a cada meio ano.

Rodas de conversa

Outro momento importante da Noite de Saúde da Mulher Westfaliana foi a roda de conversa com profissionais de saúde, que além do autocuidado, focaram as questões psicológicas que permeiam o Câncer de Mama. O clínico geral, ginecologista e obstetra Fernando José Sartori Bertoglio chamou a atenção da importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama, onde as chances de cura são maiores. “E isso passa pela mulher cuidar de si mesma, conhecer o seu corpo e, em qualquer situação anormal, procurar a unidade de saúde para receber orientação”, salientou.

A médica Natalia Wojeick reforçou a necessidade das mulheres se auto cuidarem e, assim, prevenir outras doenças além do Câncer de Mama. “O cuidado da mulher passa pela saúde física, mental e psicológica, ou seja, do cuidado como um todo, que neste aspecto podemos citar também a importância da prática da saúde física e a prevenção à hipertensão, diabetes, entre outras doenças que atingem as mulheres”, pontuou.

A psicóloga do Hospital Ouro Branco, Jéssica Beuren enalteceu as diversas variáveis que envolvem o autocuidado. “O autocuidado como um todo, para nós mulheres, envolve a autoestima, de como nos valorizamos, se amar, se cuidar. Antes de termos algum diagnóstico, devemos pensar de que forma estamos nos cuidando, de que temos o apoio de uma rede familiar e de praticar atividade física. Se necessário, o autocuidado envolve procurar um apoio psicológico para se autoconhecer”, sublinhou.

A assistente social do Hospital Ouro Branco, Núbia Weber, destacou que o apoio à pessoa diagnosticada com câncer ou qualquer outra doença é de suma importância. “A família precisa ser o apoio fundamental, pois é um momento que a pessoa mais precisar do suporte em todos os aspectos. E não é somente o pai, a mãe ou filho, mas todos precisam dar este suporte para que a pessoa possa se motivar e, de certa forma, acelerar o processo de cura”, frisou.

A secretária de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, Simone Heemann, avaliou o evento de forma positiva, pois atingiu o objetivo de esclarecer dúvidas, incertezas e medos sobre o Câncer de Mama, reforçando a importância de um diagnóstico precoce. “ A cada ano, milhares de novos casos de Câncer de Mama são diagnosticados no Brasil e durante o Outubro Rosa a atenção ao tema é redobrada, para conscientizar a respeito da prevenção, do diagnóstico e do tratamento precoce da doença. Neste sentido, a Secretaria de Saúde pensou neste evento com a intenção de ressaltar a importância da mulher buscar as consultas, em fazer os exames preventivos e de manter hábitos saudáveis”, salientou.

Na oportunidade, as participantes ainda puderam esclarecer dúvidas sobre o tema. A noite também contou com; Sessão de Beleza Mary Kay; lanche e brinde para as participantes. A Noite da Saúde da Mulher Westfaliana foi uma realização da Prefeitura de Westfália, por meio da Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, e Liga Feminina de Combate ao Câncer.