31/08/2021

Município retoma diálogo para estimular o turismo local

Com vasta riqueza cultural, Westfália retomou, neste mês, o diálogo para fomentar o turismo local e divulgar suas potencialidades. O Plano Municipal de Turismo, que passará a ser elaborado a partir do próximo mês, será o primeiro passo desta construção e irá mapear o Município, norteando caminhos para estimular investimentos e atrair turistas.

O Conselho Municipal do Turismo voltou a se reunir na quarta-feira, dia 25 de agosto, para alinhar ideias e traçar metas para o futuro. Na oportunidade, ainda foram conhecidos presidente e secretário do conselho, ficando eleitos Lucas Schwarz e Cleomar Luís Trapp, respectivamente.

Durante a reunião, a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, destacou que Westfália possui enorme potencial para o turismo. “Temos uma riqueza cultural marcante e precisamos manter a cultura viva. Reunimos este grupo com o objetivo de dialogar e pensar sobre o turismo. Além do mais, temos um desafio grande pela frente, que é a elaboração do Plano Municipal do Turismo, que irá mapear o nosso Município. Para isso, contamos com vocês e com toda a comunidade”, observou ela.

O vice-prefeito e secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Clécio Spellmeier, também integra o Conselho Municipal do Turismo. Ele vê na área turística um grande futuro. “Vamos incentivar o turismo em nosso Município. Temos muito a crescer e evoluir. E, por vezes, as coisas simples são as mais atraentes. Contem com a Administração Municipal no que for necessário”, pontuou Spellmeier.

Agora, o próximo passo para tratar sobre o turismo em Westfália é a realização de palestra com explanação sobre o Plano Municipal de Turismo, às 10 horas do dia 28 de setembro (terça-feira). Posteriormente, acontecerão oficinas que tratarão sobre a elaboração do documento, oferecendo consultoria, em 30 de setembro, às 18 horas, e 06, 08 e 18 de outubro, sempre às 10 horas. Ao final, o Plano Municipal de Turismo será apresentado à comunidade, que também está convidada a participar de todos os momentos de estruturação do mesmo.

1º Seminário Regional de Turismo

No dia 19 de agosto, Westfália também esteve representada no 1º Seminário Regional de Turismo, realizado no município de Teutônia. Na ocasião, tratou-se da regionalização do turismo como forma de alavancar o setor turístico no Vale do Taquari, além de facilitar a busca de recursos para a região de maneira coletiva.