21/10/2022

Município oportuniza espaço de escuta e diálogo aos estudantes

Divulgação / AI Westfália

Iniciativa foi uma ação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Visando oportunizar um espaço de escuta e diálogo aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Westfália realizou, nos dias 17 e 18 de outubro, a ação “Rodas de Conversa com Adolescentes”. Participaram da ação os alunos do 6° ao 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Schmidt. Já para as turmas da Escola Estadual de Ensino Médio Westfália, a atividade ocorreu no dia 22 de agosto.

A roda de conversa oportunizou um espaço de diálogo em que os estudantes tiveram a oportunidade de se expressar e aprender em conjunto, criando um ambiente confortável para eles exporem as suas opiniões, além de praticar a empatia e a escuta. “Depois de dois anos de pandemia que tiveram um grande impacto na vida das pessoas, inclusive nas crianças e adolescentes, se pensou nesse trabalho da roda de conversa. Um espaço sem julgamentos, mas de acolhimento, baseado na comunicação não violenta”, explica a conselheira e secretária do Comdica, Aline Sofia Schlieck.

Os principais objetivos da ação foram o compartilhamento de informações, para que todos pudessem aprender e se sentir motivados para contar suas experiências e sentimentos; a oferta do acolhimento, do diálogo e da comunicação não violenta; contribuir com o processo da autoimagem; o acesso a informações e temáticas que envolvam a adolescência; e o fortalecer os laços comunitários, sociais e o sentimento de pertencimento. “Foram momentos muito produtivos, onde certamente colheremos bons frutos”, avalia Aline.

A iniciativa ocorreu após a apresentação das demandas nesta área nas reuniões ordinárias do Conselho. Para executar a ação, foi contratada a empresa Themis Assessoria em Serviço Social, por meio de recursos doados ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente nas deduções do imposto de renda, o que possibilita ao Município desenvolver projetos como este.