05/11/2021

Matheus Bloemker Carvalho é ouro nos Jogos Escolares Brasileiros

Fonte:

AI Westfália

Fotos:

AI Westfália

Crédito da notícia:

AI Westfália

Com aplausos e muita vibração, o trio de ouro da Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi, que também conta com a parceria das prefeituras de Westfália e Teutônia, foi recebido na noite desta quarta-feira, dia 03 de novembro, em Westfália. Convocados para a Seleção Gaúcha de Atletismo, Matheus Bloemker Carvalho, Clara Rückert e Oberdan Brune conquistaram medalhas de ouro nos Jogos Escolares Brasileiros, realizados no Rio de Janeiro de 30 de outubro a 1º de novembro.

Três das quatro medalhas douradas conquistadas pelos gaúchos permanecem em Westfália (1) e Teutônia (2). Matheus Bloemker Carvalho é estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt, de Westfália, é ficou com a medalha de ouro nos 800m. Já Clara Rückert e Oberdan Brune são alunos do Colégio Teutônia, de Teutônia, e conquistaram o primeiro lugar no pentatlo e hexatlo, respectivamente.

Sobre o caminhão do Corpo de Bombeiros Voluntários, os atletas desfilaram por Teutônia e Westfália, encerrando o trajeto na EMEF Vila Schmidt, onde o prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, e a diretora do educandário, Viviane Brune, receberam os jovens. A comitiva ainda foi acompanhada pelo diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, e pelo professor e treinador Laudenor Brune.

“Parabéns Matheus, Oberdan e Clara por este grande resultado conquistado e por escreverem o nome de Westfália e de Teutônia na história dos Jogos Escolares Brasileiros e do atletismo. Sentimos alegria e orgulho desta trajetória”, parabeniza o prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena.

O chefe do Executivo westfaliano considera importante a parceria com o Colégio Teutônia, que tem em vista oportunizar a prática do atletismo para estudantes de Westfália. “Desejamos fortalecer esta parceria para garantir que mais jovens possam se destacar neste importante esporte. O resultado reforça e prova que investir nas crianças e jovens é investir em um futuro promissor, abrindo caminhos para grandes conquistas e realizações”, considera o prefeito.

 

Investimento nos jovens

Para a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, o desempenho concretiza a parceria firmada entre a Prefeitura de Westfália e o Colégio Teutônia e simboliza o incentivo, trabalho e investimento que vem sendo feito nos jovens estudantes. “O resultado está aí: uma conquista muito expressiva e significativa, de um jovem que, por uma longa trajetória, se dedica ao esporte, somando esforços, e agora tem seu prestígio reconhecido nesta marcante vitória”, observa ela.

Elisangela também parabeniza todos os envolvidos nesta caminhada próspera. “Esta caminhada representa que nossos jovens tem possibilidades e potenciais e, se os investimentos forem feitos da forma correta, colheremos bons resultados. Não necessariamente com medalhas, mas com jovens que estarão preparados e farão um futuro muito melhor”, completa a secretária.

 

“Fui com o objetivo de fazer meu melhor tempo”

Estudante do 9º Ano da EMEF Vila Schmidt, Matheus Bloemker Carvalho, de 14 anos, não esconde a alegria com a medalha dourada na sua primeira competição nacional. “Foi uma oportunidade muito boa para mim. Não teria conseguido ir lá sem a ajuda dos meus professores, amigos e família. Todos me apoiaram muito. Estou muito feliz”, revela o atleta westfaliano.

Matheus iniciou no atletismo há, aproximadamente, três anos. Treina duas vezes por semana. “Não esperava conquistar a medalha. Fui com o objetivo de fazer o meu melhor tempo, tentar bater o meu próprio recorde e dar o meu máximo para trazer a medalha. E deu certo”, revela Matheus, que bateu seu recorde em 2’10’’.

Além da prática do atletismo ser fundamental para a saúde, o atleta considera que este pode ser o seu trabalho. “Muitos estavam me apoiando e assistindo, e eu precisava dar o meu melhor. Daqui para a frente, pode ser o meu trabalho e não irei desistir”, pontua ele, dedicando a medalha dourada ao seu pai (in memorian), sua mãe, seus familiares, seus professores e amigos.

 

Um misto de sentimentos

Laudenor Brune e Iurquen Roese são os professores e treinadores dos três atletas da Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi. Brune observa que, quando há um trabalho de grupo, com apoiadores e várias entidades envolvidas no processo, as coisas podem acontecer. “Lógico que grande parte do mérito é do atleta, mas o coletivo também tem papel importante”, completa.

Segundo ele, Matheus, Oberdan e Clara são atletas com potencial muito bom e focados na parte dos treinamentos, além de possuírem talento para se conseguirem um resultado desta magnitude. “É um sentimento de muita alegria e satisfação, principalmente de ver esses atletas receberem a medalha de ouro. Nós enviamos três atletas e todos voltaram com o lugar mais alto do pódio. Os três têm história no atletismo e hoje estão no Sub-16”, enaltece Brune.

O professor ainda observa a importância do apoio da família nesta caminhada. “A família é o pilar disso tudo, além do papel importante dos apoiadores e das escolas. Também há muita dedicação, pois, até chegarem neste momento, treinaram, trabalharam e persistiram muito. É, realmente, uma mistura de sentimentos este grande resultado que conquistamos”, salienta, reforçando que o atletismo é um esporte individual, mas que, para se atingir o resultado, é necessário existir um coletivo muito grande.

Por fim, Laudenor Brune revela o motivo do misto de sentimentos. “Em primeiro lugar, se não me falha a memória, foi a primeira medalha de ouro da Westfália, município que nos apoia de longa data e que sou professor de longa data. Isso me deixa muito contente. Segundo lugar, porque um atleta (Oberdan) é meu filho e o resultado me deixa duplamente feliz. E terceiro lugar porque é preciso agradecer a todas as pessoas envolvidas: aos que foram às ruas para nos aplaudirem, às famílias dos atletas, e, novamente, aos nossos apoiadores. Fomos muito felizes nos Jogos Escolares Brasileiros deste ano e isso se deve à união e apoio de todos”, conclui o professor e treinador.