Divulgação Prefeitura de Westfália / Amanda Luisa Ahlert
Leandro Augusto Hamester
Westfália realizou no último sábado (13) o tradicional Desfile Cívico, retomando uma prática que há alguns anos não ocorria. A programação iniciou com Hora Cívica e saída da Casa da OASE em direção à Associação Cultural e Esportiva Fluminense, percorrendo a Avenida Henrique Uebel.
Além da execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Independência, houve apresentação da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.
Um dos momentos de maior destaque foi a estreia da Banda Marcial de Westfália, formada por 24 estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, sob coordenação do professor Marcelo Alves Borges. Com novos instrumentos e uniformes, a banda iniciou os ensaios em maio e realizou sua primeira apresentação oficial durante o desfile.
O evento integra a programação da Secretaria de Educação em 2025, que adota como tema geral “Westfália, onde o passado abraça o futuro”. Ao longo da atividade, foram valorizadas conquistas e projetos desenvolvidos na educação nos últimos 25 anos. Participaram as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Vila Schmidt, Olavo Bilac, Bandeirantes e Rio Branco; a Escola Estadual de Ensino Médio Westfália; e a Escola Comunitária de Educação Infantil Mônica, reunindo mais de 400 estudantes e professores.
O prefeito César Juliano Bloemker destacou a relevância da programação. "O desfile é muito mais que uma tradição, é um momento de celebração e reflexão sobre os valores que nos unem como comunidade. É também uma oportunidade de incentivar a cidadania, o respeito às diferenças e o compromisso coletivo. Cada participante reforça o orgulho de ser brasileiro e westfaliano, mostrando na prática a importância de atitudes responsáveis e solidárias. Que esta celebração inspire cada um de nós a cuidar do próximo, valorizar a educação e honrar os princípios que fazem do Brasil uma nação livre e democrática."
Ele também enalteceu a estreia da Banda Marcial de Westfália. "Com dedicação e ensaios ao longo de meses, os estudantes nos encantaram com disciplina, talento e esforço coletivo, valores que merecem ser celebrados e incentivados."
LEGENDAS DAS FOTOS
4635 – Hora Cívica abriu programação e lotou Casa da OASE
4712 / 4736 – Desfile partiu da Casa da OASE em direção à Associação Cultural e Esportiva Fluminense, percorrendo a Avenida Henrique Uebel
4744 – Soberanas, prefeito, vice-prefeita, secretários e familiares também percorreram o trajeto do Desfile Cívico
4803 – Evento integra a programação da Secretaria Municipal de Educação em 2025, que adota como tema geral “Westfália, onde o passado abraça o futuro”
4865 – Banda Marcial de Westfália iniciou ensaios em maio e realizou sua primeira apresentação oficial durante o desfile