31/05/2022

Livro “Gramática da Língua Westfaliana Brasileira” é oficialmente lançado

Lançado na quinta-feira, dia 26 de maio, o livro “Gramática da Língua Westfaliana Brasileira” contribui para a valorização da cultura herdada dos antepassados. A programação, realizada no salão social do Esporte Clube Juventude, em Linha Berlim, reuniu bom público e foi mais um marco para a história cultural do município de Westfália.

O Coral Municipal foi atração na abertura do lançamento, evidenciando também a importância do canto coral para a cultura westfaliana. Outros cantos, no dialeto Plattdüütsk, foram interpretados por Doralice Schröer Horst e Leandro Ahlert. Durante a programação, João Wianey Tonus e Solange Maria Hamester Johann ainda compartilharam as tradições do “Talian” e do “Hunsrik”, respectivamente. Além disso, integrantes do Grupo Amigos do Sapato de Pau apresentaram um projeto desenvolvido com crianças e jovens do Município.

Autoridades westfalianas, no ato de lançamento do livro, que é uma extensão do Dicionário da Língua Westfaliana Brasileira, concluído em 2019, parabenizaram Lucildo Ahlert, autor da obra, e o Grupo Amigos do Sapato de Pau pela iniciativa. “É importante valorizar a língua. É bonito preservar essa história. Nossa cultura é rica e este momento é importante enquanto valorização daquilo que foi herdado”, observou a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, anunciando também a segunda impressão de dicionários pelo Município.

O presidente da Câmara de Vereadores de Westfália, Valério da Fonseca, parabenizou o grupo pelas atividades e por mais este importante lançamento cultural. “A Câmara de Vereadores sempre será apoiadora de projetos culturais importantes para Westfália. Parabéns por esta iniciativa e pelas atividades desempenhadas”, completou.

Já o prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, enalteceu a parceria do poder público com o grupo voluntário. “Sempre fomos e sempre seremos parceiros de projetos culturais que resgatem a herança deixada pelos antepassados como forma de deixa-la viva às próximas gerações. E, neste sentido, quero também deixar este momento marcado pela entrega de cópia da segunda impressão do Dicionário da Língua Westfaliana Brasileira”, pontuou.

Outras lideranças ainda estiveram presentes e deixaram suas considerações durante a programação, cumprimentando o Grupo Amigos do Sapato de Pau pela obra, uma vez que valoriza e instrumentaliza a língua do Plattdüütsk. Autoridades locais e regionais, famílias westfalianas e demais presentes receberam, ao final do evento, um exemplar do novo livro.

“Gramática da Língua Westfaliana Brasileira”

O livro conta com 334 páginas com regras da escrita e expressões do cotidiano dos westfalianos. Seu conteúdo, disponível nas línguas plattdüütsk, alemão, português e inglês, foi construído em conjunto, nos encontros mensais do Grupo Amigos do Sapato de Pau. 500 exemplares serão distribuídos à comunidade e demais pessoas interessadas no resgate do dialeto.

A gramática tem a autoria do coordenador do Grupo Amigos do Sapato de Pau, Lucildo Ahlert. Segundo ele, o objetivo maior, com a obra, é deixar um legado para as gerações futuras. “É uma alegria imensa ver este sonho materializado, podendo ser utilizado pelas futuras gerações. Para que mais este sonho pudesse ser realizado, preciso agradecer aos meus amigos do Grupo Amigos do Sapato de Pau por acreditarem neste projeto e o abraçarem comigo. Todos foram fundamentais para estarmos aqui hoje”, ponderou Ahlert.

O livro “Gramática da Língua Westfaliana Brasileira” é uma extensão do “Dicionário da Língua Westfaliana Brasileira – História e Contos Westfalianos”, lançado em setembro de 2019 e que teve como objetivo lembrar a origem dos antepassados, resgatar a sua cultura e difundir e incentivar a continuidade do uso do dialeto. Em virtude da grande procura, a municipalidade procedeu com a segunda impressão do livro (500 unidades), para distribuição entre famílias westfalianas, escolas e interessados.