07/02/2023

Garantia de direitos e defesa do SUS pautarão Conferência Municipal de Saúde

Divulgação / AI Westfália

Conferência ocorre no dia 3 de março, junto à Casa da OASE, sendo aberta a toda a comunidade

Westfália realiza no dia 3 de março a sua 6ª Conferência Municipal de Saúde, que este na terá como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”. A programação ocorre junto à Casa da OASE, a partir das 13h30min, sendo que toda a comunidade está convidada a participar.

A Conferência de Saúde conta com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes. “São momentos importantes de revisão dos rumos da política de saúde no país, oportunidade de exercício da democracia através da participação popular. É o momento de ouvirmos as demandas da comunidade, avaliando a situação de saúde local, trazendo novas proposta de adequação e levantando propostas para as esferas estadual e nacional”, explica a secretária de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social de Westfália, Simone Heemann.

As conferências municipais antecedem as etapas estaduais e, por consequência, a 17ª Conferência Nacional de Saúde. A escolha do tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia” é uma referência celebratória aos 35 anos da promulgação da Constituição Cidadã e do Sistema Único de Saúde, a serem comemorados em 2023.

Os eixos temáticos da conferência são: O Brasil que temos, o Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas. “Nas etapas municipais serão elaboradas e aprovadas propostas e diretrizes que atendam às necessidades de saúde da população e eleitas, de forma paritária, pessoas delegadas que participarão da Conferência Estadual de Saúde”, complementa Simone.