13/12/2022

Dossland: tradição dos biscoitos de Natal ensinada às novas gerações em Westfália

Divulgação / AI Westfália

Crianças têm a oportunidade de aprender e participar do processo de produção da iguaria

A produção de biscoitos de Natal faz parte da história de muitas famílias em Westfália e na região. Um saber e uma tradição que foram se perpetuando ao longo de gerações, mas cada vez com menos intensidade. E para não se perder esta deliciosa tradição, a “Dossland”, isto é, a terra do biscoito, está oportunizando às crianças do município conhecer mais sobre a iguaria, dentro da programação “Uma Delícia de Natal”.

Entre os dias 12 e 15 de dezembro, por meio da atividade “Um Natal em Dossland”, as crianças estão sendo recepcionadas na sede do Flamengo, onde, primeiramente é contado como era o Natal antigamente. Depois, participam de todo o processo de produção do biscoito de Natal, desde preparar a massa, cortar as figuras, colocar na forma, esperar assar, pintar e, é claro, degustar a tradicional iguaria.

Segundo a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Elisângela Schneider Wiethölter, a atividade visa despertar nas novas gerações uma tradição trazida pelos imigrantes e que ainda hoje está presente no dia a dia de muitas famílias. “Chegar nesta época do ano e não se lembrar do cheiro do biscoito de Natal na casa da avó é praticamente impossível. Havia toda a magia do Natal por trás, de se colocar os biscoitos não pintados em latas, que eram abertas só no dia 25, quando os biscoitos já estavam pintados”, recorda.

Além disso, a atividade reforça a identidade de Westfália como Dossland, tendo em vista que o biscoito também é um dos principais destaques econômicos, levando o nome da cidade para diversos lugares. E neste sentido, a programação natalina de Westfália tem está temática de natal.

Além da atividade com as crianças, a programação natalina ainda terá dois momentos. Neste sábado, dia 17, no Parque Municipal de Eventos, a partir das 20h, ocorre o evento “Uma Delícia de Natal”, com apresentações do Grupo Instrumental e Coral Municipal, encenação teatral “O Auto de Natal” e chegada do Papai Noel. E no dia 22, a partir das 19h, o Caminhão Iluminado, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia, percorrerá as principais ruas de Westfália.