25/09/2025

Cultura em harmonia - Recital de Música de Westfália emociona comunidade no Casarão Cultural

Fonte:

Fotos:

Divulgação / Lucas Grave

Crédito da notícia:

Leandro Augusto Hamester

Com apresentação dos estudantes das oficinas de música do município, envolvendo as turmas de clarinete, flauta transversal, saxofone, trompete e trombone, o Recital de Música de Westfália – Polos Comunitários foi realizado no dia 23 de setembro, no Casarão Cultural.

Mais de 30 alunos se apresentaram ao lado de seus professores, em uma mostra do trabalho realizado nos últimos seis meses. Foi uma noite especial, marcada pela emoção, onde muitos estudantes realizaram sua primeira apresentação pública.

Para a professora de flauta transversal, Ana Carolina Bueno, a experiência tem um impacto que vai além da música. “Eventos como este reforçam a importância de aproximar a comunidade da arte e da cultura, ampliando o acesso à música e mostrando seu papel transformador. Ao proporcionar a vivência do palco desde cedo, iniciativas assim ajudam a formar não apenas músicos, mas cidadãos mais sensíveis, confiantes e conectados com sua comunidade.”

O projeto das oficinas de música de Westfália é uma realização da Associação Cultural Westfaliana, com patrocínio de Certel, Klain Alimentos, Metanox e JRK Soluções, e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), Pró-Cultura, Secretaria da Cultura e Estado do Rio Grande do Sul.

 

Oficinas

 

Atualmente, mais de 100 alunos participam das diferentes oficinas de instrumentos musicais em Westfália, contemplando flauta soprano, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tenor horn, teclado, acordeon, violão, guitarra e baixo elétrico. O projeto abrange crianças, jovens e adultos, sem pré-requisitos para participar.

As aulas ocorrem no Casarão Cultural, nas quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e são totalmente gratuitas. A próxima apresentação dos alunos das oficinas será durante a programação da Feira do Livro de Westfália, em outubro. Interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.

"Investir em cultura, educação e música é investir nas pessoas e no futuro da nossa comunidade. As oficinas representam muito mais do que aprendizado de instrumentos, elas abrem horizontes, despertam talentos, fortalecem a identidade cultural de Westfália e contribuem para a formação de cidadãos mais sensíveis, criativos e preparados para a vida em sociedade. O recital mostra, na prática, como o trabalho coletivo e o apoio da comunidade geram resultados concretos e transformadores", conclui o prefeito César Juliano Bloemker.

 

LEGENDA DAS FOTOS

Apresentação dos estudantes das oficinas de clarinete, flauta transversal, saxofone, trompete e trombone ocorreu no dia 23 de setembro, no Casarão Cultural