22/07/2021

Conselheiros tutelares passam por capacitação

Para oferecer a formação continuada dos conselheiros tutelares, os municípios de Westfália e Imigrante firmaram parceria na promoção de capacitação dos profissionais. Sediado em Westfália, o curso teve início na terça-feira passada, dia 20 de julho, prosseguiu na quinta-feira, dia 22, e tem continuidade nesta terça-feira, dia 27, e na próxima quinta-feira, dia 29.

Coordenada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) Lajeado, a formação tem, na programação, as seguintes temáticas: novos desafios impostos pela pandemia; relação Conselho Tutelar e escola, antes, durante e pós-pandemia (FICAI, encaminhamentos da indisciplina, comunicação de casos de violação de direitos); fortalecimento da Rede de Proteção; formas de encaminhamentos junto à Rede; e discussão de casos com embasamento legal.

Como docente, a capacitação tem a advogada colaborativa Patrícia Busnello Viana de Oliveira. O curso tem, ainda, a finalidade de preparar conselheiros tutelares para articularem, de forma assertiva, com os serviços e programas existentes, por meio do diálogo permanente com os demais atores do Sistema de Garantias de Direitos, permitindo que crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos e sejam cuidados de forma plena e digna como seres em peculiar condição de desenvolvimento.

Em forma de parceria, a formação também possibilita a troca de experiências entre os conselheiros tutelares dos dois municípios. Em Westfália, a promoção da capacitação é uma ação liderada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).