04/11/2022

Conferência discutirá os impactos da pandemia na vida das crianças, adolescentes e suas famílias

Divulgação / AI Westfália

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ocorre no dia 10 de novembro, às 13 horas, junto à sala de eventos do Sindicato da Alimentação de Westfália

Os impactos da pandemia na vida das crianças, adolescentes e suas famílias nortearão a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Westfália. O encontro ocorrerá no dia 10 de novembro, às 13 horas, na sala de eventos do Sindicato da Alimentação e é aberto à toda a comunidade, que está convida a participar, opinar e discutir o futuro das crianças e dos adolescentes do município.

O tema central da conferência municipal, que segue definição do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), seráSituação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Para a presidente do Comdica de Westfália, Grazieli Kohl, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um evento muito importante. “A conferência tem por objetivo promover o debate, a reflexão e a avaliação dos impactos que a Covid-19 causou na vida das crianças, adolescentes e suas famílias. Juntos, vamos sugerir propostas para superar os efeitos pós-pandemia”, frisa.

O tema será trabalhado a partir de cinco eixos, propostos pelo Conanda:

- Eixo 1 - Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia;

- Eixo 2 - Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19;

- Eixo 3 - Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia;

- Eixo 4 - Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;

- Eixo 5 - Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Os Objetivos da Conferência são contribuir para o acesso aos direitos dos participantes da conferência; possibilitar espaço de informação, conhecimento, problematização, diálogo e construção de propostas a partir dos eixos trabalhados; disponibilizar espaço para o protagonismo de crianças e adolescentes; e fortalecer os laços comunitários, sociais e o sentimento de pertencimento.

Recentemente já houve a pré-conferência, reunindo conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Conselho Tutelar, líderes de turma e Grêmio Estudantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Schmidt, representantes da Escola Estadual de Ensino Médio Westfália e equipe da Assistência Social. Na ocasião, foram apresentados o tema e os eixos propostos pelo Conanda e alinhados detalhes para a conferência.

Fotos: pré conferência - 20 de outubro