21/11/2022

Conferência discute os impactos da pandemia na vida das crianças, adolescentes e suas famílias

Fonte:

AI Westfália

Fotos:

Divulgação / AI Westfália

Crédito da notícia:

AI Westfália

Encontro ocorreu no dia 10 de novembro, quando a comunidade foi convidada a participar, opinar e discutir o futuro das crianças e dos adolescentes do município


Recentemente, Westfália realizou a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, oportunidade em que discutiu os impactos da pandemia na vida das crianças e dos adolescentes, bem como em suas famílias. O encontro, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), ocorreu no dia 10 de novembro, junto à sala de eventos do Sindicato da Alimentação.


Na oportunidade, a comunidade presente foi convida a participar, opinar e discutir o futuro das crianças e dos adolescentes do município. As discussões tiveram como norte os eixos a cerca do tema central, a partir das quais foram elaboradas propostas que foram apresentadas, votadas e aprovadas na plenária final, trazendo questões relevantes a nível municipal e estadual. Essas propostas serão encaminhadas ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica), para contribuir nas discussões da conferência estadual, que ocorrerá entre os dias 09 e 12 de maio de 2023.


O prefeito, Joacir Docena, agradeceu a participação da comunidade, em especial dos jovens. “Como é bom ver esses jovens participando deste momento, em que se discute os direitos de cada um de vocês. A nossa liberdade vai até onde inicia a liberdade do próximo. O respeito ao próximo é um dos pontos primordiais. Desse encontro saem as diretrizes para futuras leis que venham beneficiar as crianças e adolescentes”, frisou.


A presidente do Comdica de Westfália, Grazieli Kohl, enalteceu a importância da realização da conferência. “As conferências visam fortalecer o papel dos conselheiros de direitos da criança e do adolescente, que constituem-se como importantes instrumentos de mobilização e participação popular na discussão e nas busca de soluções para os problemas que atingem a população infanto-juvenil local”, afirmou.


Logo após a abertura, os presentes assistiram à palestra da psicóloga Claudia Zagonel. Ela é especialista em Terapias de Família e de Casal com abordagem na linha Sistêmica, tendo atuado nas políticas públicas de Assistência Social, Educação e Saúde, temáticas que foram abordadas em sua fala.


Em seguida, houve a discussão e apresentação das propostas a partir dos eixos que nortearam a conferência. “Podemos destacar o envolvimento dos adolescentes na construção das propostas. Isso demonstra o grande interesse deles pelo futuro, principalmente do município”, avaliou a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social e conselheira do Comdica, Aline Sofia Schlieck.


Dentre as propostas apresentadas e aprovadas, se destacam: Câmara de Vereadores Mirim; criação de leis que auxiliem os adolescentes nos projetos, como o Jovem Aprendiz e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para que entrem em concordância período de aula sem afetar o estudo; que se mantenha e se amplie o suporte técnico de profissionais nas redes de ensino municipal e estadual, para questões socioemocionais e de aprendizagem que afetaram as famílias durante e após a pandemia, principalmente crianças e adolescentes; e que o Estado garanta, através de subsídio financeiro, estas ações.


Durante a conferência, ainda foram eleitos os delegados que representarão o município na conferência estadual, sendo eles: Anelise Grimm Horst e Rosangela Spellmeier, como representantes do Comdica; Isamara Tainá Decker e Sabrina Horst, como representantes dos adolescentes; e Fabiana Christ e Claudete Kunzler Beckenbach, como representantes da rede de atendimento.