11/10/2022

Autismo é pauta de encontro no Município

Divulgação

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), também conhecido como autismo, é caracterizado por um transtorno ligado ao sistema neurológico, o qual resulta em dificuldades de comunicação, linguagem, interação social ou, ainda, repetição de movimentos. Se desenvolve de formas e níveis diferentes em cada pessoa.

O programa TEAcolhe é uma política de atendimento integrado a pessoas com TEA, o qual foi lançado em abril deste ano. O objetivo é oferecer apoio institucional e vínculo interpessoal às famílias de pessoas com TEA, a partir de espaços de atendimento integrados. Assim, uma pessoa com espectro autista terá a possibilidade de um atendimento qualificado.

Nesse entendimento, na tarde do dia 04 de outubro (terça-feira), tendo por local o Sindicato da Alimentação de Westfália, servidores da Saúde, Assistência Social e Educação de Westfália participaram de um encontro com a equipe técnica responsável do programa TEAcolhe de Bom Retiro do Sul, momento no qual também estiveram presentes representantes do município de Poço das Antas. “Bom Retiro do Sul atende na modalidade de matriciamento destes municípios”, explicou e qualificou a equipe técnica dos profissionais de um modo a produzir um atendimento às pessoas autistas num processo de construção compartilhada, criando uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.

Os municípios que fazem parte do matriciamento da região são Bom Retiro do Sul, Colinas, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama, Poço das Antas, Taquari, Teutônia e Westfália. A horizontalização do atendimento multiprofissional integrado e a sensibilização quanto à inclusão da pessoa com TEA em sua família irá garantir e promover o atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo, possibilitando assim o seu desenvolvimento pessoal e a sua inclusão social.