Divulgação
Claudiomiro Petry celebra a conquista do selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS), alcançando um importante objetivo para a Casa de Carnes Petry, localizada em Linha Frank, no interior de Westfália. A certificação, confirmada em 7 de janeiro, permite à agroindústria comercializar seus produtos em todo o Rio Grande do Sul.
Fundada em 2017, a empresa familiar conta com uma equipe de quatro pessoas e aderiu ao Sistema de Inspeção Municipal (SIM) em 2023. Em novembro do mesmo ano, encaminhou a documentação para adesão ao Susaf, recebendo a confirmação da certificação no início de 2024. “Desde o início da implantação do SIM, nosso objetivo era aderir ao Susaf, pois isso possibilita maior expansão, principalmente no volume de vendas”, destaca Petry.
Atualmente, a Casa de Carnes Petry produz cerca de 5 toneladas de carne por mês, chegando a ultrapassar 6 toneladas em alguns períodos de 2023. “Nosso foco agora é ampliar o mercado regional, sempre oferecendo produtos de qualidade. No entanto, também sonhamos com uma expansão ainda maior para outras regiões do estado”, afirma o empreendedor. Um dos diferenciais do negócio é o abate próprio do gado, garantindo mais qualidade aos produtos.
Petry ressalta que o apoio técnico da responsável pela agroindústria, Jaíne de Oliveira Simonetti, e da Prefeitura de Westfália, por meio da coordenadora do SIM, Maitê Giovanoni da Silva, foi fundamental no processo de certificação. “Receber o selo Susaf-RS foi motivo de grande satisfação e alegria, pois foram cerca de 12 meses de dedicação para alcançar essa meta”, enfatiza.
A Casa de Carnes Petry se tornou o primeiro estabelecimento de carnes do município a obter o selo Susaf-RS. Segundo Maitê Giovanoni da Silva, o primeiro passo foi garantir a adesão de Westfália ao sistema. “Desde que iniciei no município, em 2021, desenvolvi toda a legislação necessária. Com o SIM em funcionamento, entrei em contato com a Instância Operativa Central (IOC) e enviei a documentação para a adesão de Westfália ao Susaf”, relembra.
Após a adesão do município, os estabelecimentos foram indicados conforme sua adequação às exigências do sistema. “Inicialmente, a Casa de Carnes Petry foi registrada apenas no SIM. Alguns meses depois, encaminhei a solicitação para o Susaf. Após a análise da documentação pela IOC, a liberação foi concedida, permitindo que a empresa utilizasse o selo Susaf-RS e expandisse suas vendas para todo o estado”, explica Maitê.