15/09/2021

Aberta votação popular para escolha da árvore-símbolo do Município

Em Westfália, segue aberta a votação popular para escolha da árvore-símbolo do Município. Após estudo, são cinco espécies nativas disponíveis para voto: Corticeira-da-Serra, Paineira, Canafístula, Ipê-amarelo e Ipê-roxo.

A votação online é exclusiva para munícipes de Westfália e o link está disponível nas redes sociais oficiais da Prefeitura (clique aqui). O prazo de votação segue aberto até a próxima segunda-feira, dia 20 de setembro, às 23h59min.

A espécie com maior votação será eleita a árvore-símbolo de Westfália. A divulgação será na próxima terça-feira, dia 21 de setembro, Dia da Árvore.

Conheça mais sobre as espécies

Corticeira-da-Serra: Árvore de médio a grande porte nativa do Brasil, possui floração vermelha alaranjada durante o mês de junho principalmente, que atrai grande quantidade de aves que sugam o néctar. Tem grande potencial para uso no paisagismo como na arborização urbana. Muito rústica e com ótima adaptação, pode ser cultivada em solos secos ou também em áreas de muita umidade, até mesmo brejosos. Excelente opção de árvores para utilizar em reflorestamentos de áreas degradadas.

Paineira: Árvore caducifólia, que pode atingir até 30 metros de altura. Possui uma ampla distribuição, porém pouco abundante. Seu tronco é cilíndrico, reto, grosso, às vezes um tanto barrigudo e em forma de garrada, armados de fortes acúleos ao longo do tronco. As folhas são compostas, alternas, digitadas, com 4 a 7 folíolos. Suas flores são branca-arroxeada ou branca-avermelhada, vistosas e aveludadas. Seu fruto é grande, contendo em média 120 sementes.

Canafístula: Possui grande efeito ornamental pela beleza de suas panículas amarelas, exuberantes e perfumadas. É bastante usada para arborização de avenidas, praças, parques e jardins devido também a sombra produzida pela sua copa ampla e globosa. É indicada para recuperação de áreas degradas e recomposição de mata ciliar, apresentando rápida velocidade de desenvolvimento. Sua madeira é utilizada em trabalhos de marcenaria, construção civil e no fabrico de dormentes, entre outros.

Ipê-amarelo: É normalmente de pequeno porte, com altura de 4 a 10 metros, tronco tortuoso, casca externa acinzentada e finamente fissurada. Esta árvore perde suas folhas de cor ferrugem no inverno, quando suas flores amarelo-ouro se destacam pela exuberância. Por suas características ornamentais é uma espécie presente na arborização de ruas estreitas e pequenos espaços. É encontrada em vários tipos de ambiente, preferencialmente em solos úmidos e profundos.

Ipê-roxo: Árvore longeva atingindo até 800 anos. Espécie característica da mata primária na floresta pluvial atlântica. Sua dispersão é ampla, podendo ocorrer também em formações abertas. Sua madeira é muito resistente, apresentando durabilidade indefinida sob várias condições.