Divulgação
Leandro Augusto Hamester
No dia 03 de outubro, a partir das 19h, será realizada a 4ª Noite da Saúde da Mulher Westfaliana, na sede do Flamengo Futebol Clube. A programação contará com rodas de conversa com profissionais da área da saúde, relatos de experiência, café colonial e entrega de mimos às participantes.
A noite terá momentos especiais, como a fala da presidente da Liga de Combate ao Câncer, Margrit Grave, que apresentará o trabalho realizado pela entidade, sua história e a forma como auxilia pacientes; a apresentação do programa e do espaço SERMulher, do Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia, voltado à ampliação do acesso das mulheres a serviços de saúde especializados e de qualidade, com destaque para as linhas de cuidado relacionadas ao colo do útero, mama, endometriose, miomatose, planejamento reprodutivo e climatério; além da palestra do cirurgião Dr. Mateus Schneider, que abordará as possibilidades das cirurgias de reconstrução mamária e outros procedimentos.
A programação contará ainda com a participação especial da cantora Alissa Maria, que além de artista é fonoaudióloga, graduada e pós-graduada em Música.
A comissão organizadora convida cada participante a doar 1kg de alimento não perecível, que será destinado aos hospitais da região, reforçando o espírito comunitário da ação.
A iniciativa busca incentivar a prevenção, o autocuidado e a valorização da vida, integrando as atividades do Outubro Rosa. É uma realização da Prefeitura de Westfália, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, com apoio da Liga de Combate ao Câncer.
A vice-prefeita Simone Aline Tischer Landmeier destaca a relevância do encontro. “A Noite da Saúde da Mulher Westfaliana já se consolidou como um momento especial de informação, acolhimento e integração. É uma forma de valorizar a mulher, de proporcionar reflexões importantes sobre a saúde e, ao mesmo tempo, oferecer um espaço de leveza, motivação e solidariedade.”
Já a secretária municipal da Saúde, Helena Maria Schneider, enfatiza a importância do autocuidado e da prevenção. “A saúde feminina exige atenção constante, especialmente em relação aos casos de câncer. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e torna o tratamento mais eficaz. Por isso, precisamos reforçar a importância do autoexame, do acompanhamento médico e do apoio familiar. Esse evento é também um convite para que cada mulher cuide de si e esteja próxima de outras mulheres, em uma rede de apoio e acolhimento.”
Com informação, música, diálogo e emoção, a 4ª Noite da Saúde da Mulher Westfaliana promete ser um encontro de reflexão, partilha e motivação para todas.
LEGENDA DA FOTO – Programação contará com rodas de conversa e relatos de experiência, promovendo a reflexão sobre o cuidado à saúde e valorização da mulher