19/08/2022

1º Troféu Westfália de Atletismo reúne atletas de todo o Estado

As atividades esportivas estiveram em evidência no sábado, dia 13 de agosto, em Westfália. Realizado no Parque Municipal de Eventos, o 1º Troféu Westfália de Atletismo foi sucesso em sua primeira edição, mobilizando em torno de 300 atletas de todo o Rio Grande do Sul em provas de corrida, lançamentos, arremessos e saltos, todas em naipes masculino e feminino.

Dez equipes estiveram representadas no evento esportivo, competindo em categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18. Esta foi a primeira programação do gênero, em nível estadual, sediado na Pista de Atletismo de Westfália, a qual atende as medidas oficiais das competições, permitindo sediar uma atividade deste porte.

O 1º Troféu Westfália de Atletismo se estendeu durante todo o dia e reuniu, além de atletas, familiares, apreciadores do esporte e a comunidade westfaliana. O coordenador do Departamento de Esportes, Lucas Alexandre Schwarz, avalia de forma positiva a primeira edição do evento. “Ver a nossa Pista de Atletismo repleta por atletas é gratificante. Tudo transcorreu conforme o planejado e até então temos recebido diversos elogios pela estrutura, o que motiva a já planejar a próxima edição, que deve ser ainda maior. Um agradecimento especial à comunidade westfaliana, que circulou durante todo o dia para prestigiar a programação”, agradece Schwarz.

A secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, considera ser motivo de orgulho, para Westfália, contar com a uma Pista de Atletismo como a que sediou o 1º Troféu Westfália de Atletismo. “Para a Administração Pública, é motivo de orgulho e satisfação ver este espaço repleto por atletas, alunos, adolescentes e crianças praticando diversas modalidades do esporte. Nos orgulha ter este espaço para a prática da atividade física. Temos percebido, inclusive, que a nossa comunidade tem usufruído deste local cada vez mais, tanto para a corrida quanto para a caminhada”, destaca Elisangela.

O 1º Troféu Westfália de Atletismo foi uma organização do município de Westfália, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), com apoio da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (Faergs).

Experiências que ficam na memória

Jaqueline Weber é atleta da Seleção Brasileira de Atletismo. Foi em competições escolares que ela iniciou a sua caminhada no atletismo. “E, hoje, já pude conhecer mais de 15 países através do esporte. Tenho certeza que um dia de competição para essas crianças e jovens, por mais que elas não venham a se tornar atletas de alto rendimento, jamais sairá da memória. Adquirir experiências, conhecer novas pessoas, ter contato com pessoas de outros lugares são vivências únicas e imprescindíveis para o desenvolvimento de cada um deles. Que possamos estar aqui outras vezes, para desfrutar de todas essas sensações que as competições trazem para os mais novos”, enaltece a atleta, parabenizando o Município pela iniciativa e organização.