04/10/2022

18ª Festa Anual da Pessoa Idosa proporciona um dia de alegria e integração

Com o propósito de ofertar aos idosos um dia de animação, alegria, integração e amizade, após um período de dois anos em pandemia, Westfália realizou nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, no Ginásio Municipal de Linha Paissandu, a 18ª Festa Anual da Pessoa Idosa. A programação proporcionou momentos de confraternização, reflexão e sociabilização, encontro e aproximação.

Contando com a presença de autoridades, uma breve solenidade deu início à 18ª Festa Anual da Pessoa Idosa. Representando a corte de soberanas, a rainha Maica Cristina Wahlbrink parabenizou o Município pela promoção de um evento que valorize a terceira idade. “Momentos como este são importantes enquanto valorização daqueles que tanto já fizeram pelo nosso Município. À Administração Municipal, nosso reconhecimento por retomar esta programação tão especial para nossos idosos”, enalteceu ela.

A diretora do Departamento Municipal de Assistência Social (DMAS), Daniela Dahmer Hollmann, e a secretária de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, Simone Heemann, reiteraram a alegria com a retomada da programação neste período de pós-pandemia. “É com muito carinho que retomamos esta programação especial, que já chega à 18ª edição e torna-se ainda mais importante por ser realizada neste período de pós-pandemia. Então, é com grande alegria que recebemos a todos para um dia de confraternização, alegria e animação, momentos preparados com muito carinho para acolher a todos”, destacaram.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, fez a abertura oficial da 18ª Festa Anual da Pessoa Idosa. “Este não é só momento de parabenizar, mas também de agradecer por tudo que vocês, idosos, já fizeram pelo nosso Município. Vocês são exemplos e fazem parte da nossa história. Aproveitem este dia preparado de forma especial para todos vocês”, enalteceu o chefe do Poder Executivo westfaliano.

Nesta edição, o momento de espiritualidade e reflexão contou com a participação do pastor da Comunidade Evangélica Silveira Martins, de Linha Paissandu, Valmir Frank. De maneira especial, ele deixou mensagens de fé aos idosos westfalianos presentes. Os padres da Comunidade Católica Nossa Senhora Aparecida, Pedro José Ritter e Oséias Canísio Dreyer, também marcaram presença durante a programação.

O dia festivo ainda foi marcado pela apresentação do Coral Municipal de Westfália, um grupo que divulga o Município por meio do canto coral por diversos locais e eventos. Com diversos cantos especiais para a ocasião, o Coral Municipal abrilhantou a programação e encantou o público presente.

Na 18ª Festa Anual da Pessoa Idosa, também houve a posse das faixas do rei Sildo e rainha Sílvia Horst (2022/2023), além de almoço e baile animado por JD & Cia. A programação foi uma realização da Administração Municipal de Westfália, por meio da Assistência Social do Município.

Sildo e Sílvia Horst: rei e rainha dos idosos

A 18ª Festa Anual da Pessoa Idosa foi momento de conhecer o novo rei e rainha, que representam Westfália até setembro de 2023. No Município, a sistemática de escolha é diferente: em reunião com os representantes dos grupos de idosos e profissionais do DMAS, definiu-se que, anualmente, a faixa de rei e rainha passaria a um casal representante da localidade que sedia a festa. Dessa forma, o Grupo de Idosos Flor de Maio, de Linha Paissandu, indicou o casal Sildo e Sílvia Horst como rei e rainha.

O momento de posse das faixas foi com uma dança, oportunidade em que o casal esteve acompanhado dos reis e rainhas dos grupos de idosos de Westfália: Werno e Selga Werkhausen, do Grupo Os Westfalianos; Lindolfo Feil e Maria Julich, do Grupo Alegria; Aury e Silda Driemeyer, do Grupo Vergissmeinnicht; e Fernando von Mühlen e Maria Cezar, do Grupo Flor de Maio.

Após a dança de posse, Sildo e Sílvia Horst foram agraciados com uma cesta, entregue pelo prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena.