19/07/2023

Westfälische Tanzgruppe evidencia a arte e a gastronomia em Noite Cultural

Espaço Dream's

Com o intuito de reunir a comunidade e enaltecer a importância de valorizar a arte e manter viva a história dos antepassados, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe, de Westfália, realizou no sábado, dia 15 de julho, sua IV Noite Cultural com Café Colonial. A programação teve por local a Casa da OASE, no Bairro Germânia, e contou com apresentações culturais.

Abrindo a programação, o presidente do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe, Luan Carlos Güntzel, saudou os presentes e enalteceu a grandiosidade do evento. “Começamos com um evento pequeno e, neste ano, temos mais de 400 pessoas presentes, o que prova que as pessoas valorizam e preservam a nossa cultura. Obrigado a todos que apoiaram mais esta edição da nossa Noite Cultural e, de forma especial, a todos aqueles que incentivam o trabalho do Westfälische Tanzgruppe”, agradeceu.

O Centro de Cultura Alemã de Lajeado foi o grupo visitante da noite. Na ocasião, eles apresentaram a peça “Só por um Milagre”, mesclando dança e teatro. Já o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe, anfitrião do evento, esteve representado por todas as suas categorias (Mirim, Infanto-Juvenil, Juvenil e Oficial), fazendo o público vibrar e se encantar a cada apresentação.

Ao final das apresentações, o prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, e o secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Gustavo Sieben, parabenizaram o grupo westfaliano pela manutenção da cultura através da dança com o Sapato de Pau. “Westfália se orgulha em ter o Westfälische Tanzgruppe, que sempre traz encantadoras apresentações à comunidade. Sigam na dança, sigam preservando a cultura, sigam sendo inspiração para as novas gerações que chegam. Parabéns pelo evento e pelo trabalho desenvolvido”, elogiaram.

Integrante da Categoria Oficial e coordenadora do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe, Taila Sofia Hollmann agradeceu às famílias por todo o apoio prestado em prol da entidade. “O apoio e incentivo das famílias, prestigiando os dançarinos, é fundamental. Obrigada por apostarem e acreditarem no Westfälische Tanzgruppe, um grupo que segue sempre aberto a novos integrantes e que há mais de 25 anos se dedica para representar Westfália e preservar esta cultura que tanto nos orgulha”, pontuou.

Para fechar a noite, um delicioso Café Colonial foi servido ao público presente.

Sobre o Westfälische Tanzgruppe

Como forma de fortalecer a cultura germânica, enraizada em Westfália devido à sua colonização alemã, o Westfälische Tanzgruppe representa o Município por todo o Rio Grande do Sul calçando seu principal símbolo: o Sapato de Pau. A maior parte de suas apresentações são realizadas com o tamanco, como forma de homenagear os antepassados, vindos de uma região próxima à Holanda, que utilizavam o calçado como forma de proteção ao frio e a umidade.

O Grupo de Danças Alemãs Westfälische Tanzgruppe surgiu em julho de 1995 com o propósito de, justamente, preservar este costume. Além de proporcionar o cultivo e a preservação da cultura westfaliana, permite que crianças, jovens e adultos divulguem costumes e tradições dos imigrantes alemães que aqui chegaram. Por onde passa, é atração especial, uma vez que sua indumentária e calçado remetem à região de origem dos antepassados.

Atualmente, o grupo é formado por quatro categorias: Mirim, Infanto-Juvenil, Juvenil e Oficial.