Divulgação Prefeitura de Westfália / Pauline Dahmer
Leandro Augusto Hamester
O prefeito de Westfália, César Juliano Bloemker, recebeu da equipe do programa Primeira Infância Melhor (PIM) do município o exemplar do Plano Estadual pela Primeira Infância 2025-2035 (PEPI-RS).
O documento orienta ações voltadas às crianças de 0 a 6 anos, com base no Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016). No Vale do Taquari, foi disponibilizado pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) às equipes do PIM.
Construído de forma intersetorial e com ampla participação social, o PEPI-RS contempla os eixos de saúde, nutrição, aprendizagem, proteção, segurança e cuidados responsivos. O plano atende tanto o público universal quanto grupos em maior vulnerabilidade, respeitando a diversidade das infâncias no Estado.
O material está sendo compartilhado com áreas técnicas — saúde, educação, assistência social, planejamento e conselhos municipais — como referência para a elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância.
“Investir na primeira infância é investir no futuro. Esse plano será uma ferramenta importante para orientar nossas políticas públicas e garantir que as crianças de Westfália tenham acesso a mais oportunidades de desenvolvimento, cuidado e proteção”, destaca Bloemker.
Ainda neste ano, será lançado curso de capacitação para gestores municipais, promovido pelo Comitê Estadual Intersetorial pela Primeira Infância (CEIPI), em parceria com a Fundação Van Leer, a Rede Nacional Primeira Infância e outras instituições. A formação terá foco na elaboração dos planos municipais e na implementação de políticas intersetoriais.
LEGENDA DA FOTO
Prefeito César Juliano Bloemker recebeu, das profissionais da equipe do programa Primeira Infância Melhor do município, exemplar do documento que orienta sobre ações voltadas às crianças de 0 a 6 anos, com base no Marco Legal da Primeira Infância