01/09/2021

Programação diferenciada marcará a XII Feira do Conhecimento

Sandra Beatriz Schierholt/Divulgação

Adiada em 2020 em virtude da pandemia da Covid-19, a Feira do Conhecimento de Westfália chega à sua décima segunda edição reformulada, com atividades que obedecem aos protocolos preventivos. Neste ano, a programação volta-se, de forma especial, aos estudantes, sendo promovida na próxima sexta-feira, dia 03 de setembro.

As atividades iniciam pela manhã, com a palestra “Repensando a Educação”, com Chiquinho Divilas, para alunos dos Anos Finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt. A mesma atividade acontece à tarde, para os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Westfália. Também à tarde, alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais da rede municipal de ensino assistirão, nos seus educandários, a live do espetáculo “Conto Contigo e Comigo”, do Grupo de Teatro Ueba.

Integrando a XII Feira do Conhecimento, a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC) lançará a adesão à Plataforma Elefante Letrado, um canal digital de leitura voltado aos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A plataforma poderá ser acessada de forma gratuita e disponibilizará digitalmente diversos livros, incentivando a prática deste hábito saudável por parte das crianças e permitindo a participação dos familiares.

Para fechar a programação, o Parque Municipal de Eventos sediará, na sexta-feira à noite, o Cine SESC, em modo divre-in. Na oportunidade, será exibido o filme “Eu e meu guarda-chuva” e a comunidade poderá assisti-lo dos veículos, não sendo permitido permanecer do lado de fora. A chegada poderá ser a partir das 19 horas e o início do filme está previsto para as 19h30min. O acesso é limitado e será permitido apenas mediante apresentação de ingresso na entrada, o qual pode ser retirado junto às escolas municipais.

“A pandemia ainda nos limita na realização de atividades presenciais. Procuramos desenvolver uma programação atraente e diferenciada, dentro do que é permitido pelos protocolos, voltando-se de forma especial à comunidade escolar. Além da programação nas escolas, teremos o drive-in, para o qual pedimos que as famílias se organizem e participem, pois foi programada com todo o carinho para a nossa comunidade”, enalteceu a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter.

A XII Feira do Conhecimento é uma realização da Administração Municipal, por meio da SMEC, e do SESC de Farroupilha.

Quem é Chiquinho Divilas?

Chiquinho Divilas é rapper, educador social, pesquisador e palestrante. É formado em Relações Públicas e Pós-graduado (MBA) em Gestão Estratégica de Pessoas (UCS-RS). Iniciou sua carreira artística em 1997 como músico no grupo caxiense Poetas Divilas. Nasceu, criou-se e hoje ainda reside em uma comunidade da zona oeste de Caxias do Sul.

“Conto Contigo e Comigo”

Através do ponto de partida do “Era uma vez...”, os atores ressignificam histórias tradicionais de forma divertida e interativa com a plateia. Criando novas metáforas eles trazem, de forma irreverente, contos do imaginário popular e passagens históricas, abordando temas como os valores familiares, cidadania e amizade, chamando o público a divertir-se e surpreender-se a cada instante. Entre as abordagens, o trio da cena vive histórias como Peter Pan e Romeu e Julieta, brincando com a troca de personagens, garantindo o riso da plateia.