24/09/2021

Picada Horst receberá novo poço artesiano

Foi iniciada na quarta-feira, dia 22 de setembro, a perfuração de um novo poço artesiano na comunidade de Picada Horst, interior de Westfália. Com a chegada das estações mais quentes e de pouca chuva, condições propícias para estiagem severa, a obra torna-se de grande importância para o fornecimento de água local.

Com recursos próprios da municipalidade, a perfuração do poço é realizada pela empresa PFG Poços Artesianos Ltda., de Tapejara, vencedora da licitação. O valor do contrato é de até R$ 260.554,23 (materiais e mão-de-obra), com perfuração de até no máximo 400 metros. A metragem de perfuração pode ser inferior e, por consequência, o valor da obra pode baixar.

Na manhã desta quinta-feira, dia 23 de setembro, o prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, e o secretário de Obras, Viação e Interior, Élcio José Lupatini, acompanharam o andamento da obra. A previsão é de que a perfuração do poço seja concluída ainda nesta semana.

Docena e Lupatini consideram este mais um importante investimento para o Município. “Estamos na primavera e logo mais o verão está aí. Precisamos agilizar os processos para que não tenhamos problemas quanto ao abastecimento de água em nosso interior nesta época. Nos últimos dois anos, a estiagem foi severa e tivemos grande demanda de transporte de água por caminhões-pipa. Assumimos o compromisso de resolver esta questão e não estamos medindo esforços para que a situação se ajuste o quanto antes”, observaram eles.

Em pouco mais de um ano, três novos poços artesianos foram perfurados em Westfália. Todos eles estão localizados na região alta do Município, a qual, em época de estiagem, costuma ser a mais atingida com a escassez de água.