20/07/2021

Nova ponte sobre o Arroio Boa Vista beneficiará o escoamento da produção

Atendendo um anseio antigo das comunidades de Linha Frank e do Bairro Boa Vista, a construção da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista, na divisa entre os municípios de Westfália e Teutônia, segue em andamento. A obra histórica beneficiará o escoamento da produção primária e promoverá o desenvolvimento da economia, além de evitar o bloqueio do local em dias de enchente.

Na segunda quinzena do mês de julho, as primeiras vigas da nova ponte foram colocadas. Foi necessária a instalação temporária de equipamento de guincho especial para suportar o peso das estruturas e permitir a instalação. Este processo precisará ser repetido, em data ainda indefinida, para a colocação das vigas na outra metade da obra.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, e o prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, acompanhados de demais autoridades westfalianas e teutonienses, estiveram presentes em mais esta importante etapa da obra, realizada por meio de convênio entre os municípios. “Sem dúvidas, é uma obra histórica para Westfália e Teutônia. Além do mais, por integrar a Rodovia Transcitrus, a nova ponte contribuirá positivamente para o escoamento da produção e estimulará, ainda mais, a nossa economia”, ressalta Docena.

Executada com recursos próprios dos dois municípios, a obra é realizada pela Construtora Edil Eireli, empresa vencedora da licitação. A nova ponte sobre o Arroio Boa Vista terá 36,75 metros de extensão e 9,70 metros de largura, contando com duas pistas de rolamento (em sentidos opostos) e duas faixas para pedestres e ciclistas, além de capacidade para veículos de até 45 toneladas.

A ponte de madeira, ainda existente e que possibilita a passagem pelo local, foi construída na década de 50 e serve de interligação entre a Linha Frank (Westfália) e o Bairro Boa Vista (Teutônia). É considerada uma via importante para o escoamento da produção e para o desenvolvimento econômico, uma vez que trecho integra a importante Rodovia Transcitrus.