22/10/2021

Noite Cultural: um espetáculo virtual para a comunidade westfaliana

A Noite Cultural de Westfália ofertou, às famílias, um espetáculo de cultura e boa música no aconchego do lar. Realizada na sexta-feira, dia 15 de outubro, a programação, que aconteceu em formato virtual, reuniu alunos das oficinas oferecidas pelo Município, além de representantes de diversas entidades.

Antecedendo a transmissão, junto à Casa da OASE, no Bairro Germânia – Centro, foi realizado um Drive Thru para a comunidade. Assim, no conforto do lar, as famílias westfalianas puderam apreciar um gostoso jantar, acompanhado de música, canto e dança, provando o potencial cultural que há em Westfália.

Dentre as atrações do espetáculo virtual, estiveram: Coral Municipal de Westfália, Coral Infanto-Juvenil de Westfália, Coral da OASE de Linha Schmidt, Coro de Senhoras Unidas Venceremos, Coro Misto Justiça, Coro Misto Recreio, alunos das Oficinas de Flauta e Violão, Grupo Instrumental de Westfália e Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe. Durante a programação, as soberanas de Westfália (rainha Maica Cristina Wahlbrinck, 1ª princesa Táila Lauani Ahlert da Silva e 2ª princesa Maiza Cristini Wahlbrinck) fizeram participação especial, lançando seus trajes oficiais, desenvolvidos por Deise Mantovani.

Por ser o Dia do Professor, a Noite Cultural também ofereceu espaço para que estudantes deixassem uma singela homenagem pela passagem da data. E, completando a programação, ainda foram anunciadas as fotografias vencedoras do XIII Concurso de Fotografias “Westfália em Foco”, que nesta edição esteve subdividido em duas categorias: Público Geral e Estudantil.

Na abertura, a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, falou da importância da cultura para a sociedade. “Cultura é vida, é história, é o bem mais precioso de um povo. Sem ela, navegamos sem rumo como um barco à deriva. Celebrar com nossos instrumentistas, coralistas, dançarinos e oficineiros é um sopro de vida após essa longa pausa”, salientou, mencionou também o Dia do Professor, deixando a todos seu respeito e reconhecimento.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, parabenizou a todos os envolvidos na programação cultural e, da mesma forma, lembrou da passagem do Dia do Professor. “Nossos mestres são aqueles que formam pessoas. Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e jovens”, completou o chefe do Executivo westfaliano.

A Associação Cultural Westfaliana foi uma grande parceira na realização da Noite Cultural Westfaliana. O presidente da entidade, Inácio Pott, parabenizou aos envolvidos na atividade. “A pandemia da Covid-19 impactou diretamente nas nossas programações, incluindo o Sing Abend. Dentro das possibilidades, realizamos esta Noite Cultural, que foi um grande sucesso”, observou, agradecendo aos familiares dos integrantes do Grupo Instrumental e das oficinas pela colaboração durante o Drive Thru.

A Noite Cultural foi uma realização da Administração Municipal de Westfália, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), com parceria da Associação Cultural Westfaliana.

Evento de grande sucesso

Milena Lagemann, 13 anos, é integrante do Grupo Instrumental de Westfália. Ela avalia de forma positiva a programação. “Foi muito bom poder retomar as apresentações, mesmo sendo neste modelo online. Me senti muito feliz em poder retornar às apresentações”, pondera a estudante e instrumentista.

Também integrante do Grupo Instrumental de Westfália, o jovem Guilherme Augusto Klein, de 17 anos, concorda que a Noite Cultural superou as expectativas. “Foi diferente, pois não conseguimos sentir as vibrações do público durante a apresentação. Mas sabemos que, sempre que assistirem, irão se maravilhar com o trabalho de todos do grupo. Foi muito bom poder retornar para demonstrar todo trabalho feito neste período em que não houveram apresentações”, revela.

A coordenadora das oficinas desenvolvidas pelo Município, Denise Mattes, comenta que o maior objetivo da Noite Cultural foi oportunizar às famílias o acompanhamento das atividades desenvolvidas nas oficinas de música e Coral Infanto-Juvenil ao longo de um período remoto com posterior retorno presencial. “Assim, com o formato de live, foi possível ofertar um espetáculo de cultura e boa música no acolhimento do lar de cada um. Considerando o momento de retorno de diversas atividades culturais do Município, acreditamos que a Noite Cultural em formato online possibilitou a motivação e valorização de todos os envolvidos”, considerou ela.

Segundo Denise, a programação superou as expectativas tanto em termos de participação quanto pelas apresentações. “Tivemos pessoas de vários lugares que acompanharam a transmissão. Um misto de felicidade e ansiedade pelo retorno das apresentações foi perceptível no rosto de cada participante. A Noite Cultural de Westfália alcançou plenamente seu propósito, levando boa música e cultura para as famílias”, finalizou Denise Mattes, agradecendo a todos pela audiência nesta noite especial.