12/08/2021

IX Conferência Municipal de Assistência Social será na quinta-feira

“Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social” será o tema central da IX Conferência Municipal de Assistência Social de Westfália. A programação ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 19 de agosto, a partir das 13 horas, tendo por local a Casa da OASE, no Centro do Município.

A IX Conferência Municipal de Assistência Social acontece o objetivo de garantir os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e aprimorar a Política de Assistência Social em Westfália, avaliando e apresentando propostas para a área. O evento ocorrerá de forma presencial, mediante inscrição prévia, sendo também transmitido de forma virtual pela página oficial da Prefeitura de Westfália no Facebook.

Nesta edição, o tema central será abordado pela doutora em Serviço Social, Marlene Rosa de Oliveira Fiorotti, que também mediará o debate para a elaboração das propostas, conforme os eixos a seguir:

* Eixo 1 – “A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sociossistenciais no enfrentamento das desigualdades”.

* Eixo 2 – “Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”.

* Eixo 3 – “Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários”.

* Eixo 4 – “Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social”.

* Eixo 5 – “Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências”.

Em virtude da pandemia, é necessário confirmar presença para a IX Conferência Municipal de Assistência Social pelo telefone (51) 3762-4553, ramal 46, ou pelo (51) 9 9597-2255, que também é WhatsApp. Lembra-se ainda que os protocolos de prevenção à Covid-19 devem ser seguidos: uso de máscara de proteção, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento social adequado entre os participantes.

A IX Conferência Municipal de Assistência Social é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio do Departamento Municipal de Assistência Social (DMAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Pré-conferência

Na manhã desta quinta-feira, dia 12 de agosto, um momento de pré-conferência foi realizado com integrantes do CMAS e trabalhadores do SUAS. De forma virtual, Marlene Fiorotti explanou sobre o tema central da IX Conferência Municipal de Assistência Social e já promoveu o debate e a reflexão entre os participantes.

A diretora do DMAS, Daniela Dahmer Hollmann, destaca que este momento preparatório é fundamental e que o papel dos conselheiros municipais é muito importante, principalmente neste momento. “O estudo e a reflexão são necessários para que conselheiros, trabalhadores do SUAS e munícipes possam avaliar e sugerir avanços para o Município, o Estado e a União. A programação é aberta e podem participar munícipes que se inscreverem de forma prévia. Aqueles que preferirem acompanhar de casa, estaremos com transmissão online em tempo real. Portanto, não deixem de prestigiar”, pontuou ela, convidando a todos para mais este importante debate.

No dia 19 de agosto, no período da tarde, não haverá atendimento no DMAS e no CRAS em virtude da realização da IX Conferência Municipal de Assistência Social, oportunidade em que os trabalhadores estarão envolvidos com a programação.