09/08/2023

Inscrições para castração gratuita de cães e gatos seguem até esta sexta-feira

Westfália segue com inscrições abertas até esta sexta-feira, dia 11 de agosto, para a castração gratuita de cães e gatos (mais de seis meses) no âmbito do Programa Melhores Amigos, do Governo do Estado. As mesmas acontecem de forma presencial, das 8 às 11 horas e das 13h30min às 16h30min, junto ao Departamento Municipal de Meio Ambiente.

No total, serão castrados 150 animais (atendendo aos critérios de seleção a seguir mencionados). Para a inscrição, o responsável deve apresentar: ficha cadastral devidamente preenchida; Termo de Responsabilidade; Autorização para Prática Anestésico-Cirúrgico; comprovante de residência no município de Westfália; comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas do Governo Federal a ser fornecido pelo Departamento de Assistência Social do Município (somente para os cadastrados no Cadastro Único); e cópia do RG e CPF do responsável pelo animal.

Preferencialmente, passarão pelo processo de castração fêmeas, em situação de rua e semi-domiciliados. A seleção observará os seguintes critérios: cães e gatos semi-domiciliados, errantes ou comunitários; cães e gatos que se encontrem em lar temporário em Westfália, encaminhados por voluntários das Organizações de Proteção Animal; cães e gatos de famílias de baixa renda, com cadastro no Cadastro Único; cães e gatos encaminhados por indicação das Agentes Comunitárias de Saúde; e gatos de colônias ferais localizadas dentro dos limites do Município.

O edital de abertura das inscrições, bem como seus anexos, pode ser conferido no site institucional do Município: www.westfalia.rs.gov.br. O resultado final da seleção dos animais, com o nome de seu responsável, será publicado no mural da Prefeitura de Westfália, sendo de responsabilidade do tutor retirar a ficha cadastral do animal a ser esterilizado com autorização do procedimento, contendo a devida autorização do secretário de Agricultura e Meio Ambiente. Também é de responsabilidade do tutor o transporte do animal até a clínica.

Em Westfália, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é a responsável pelo controle da execução do Programa Melhores Amigos, no âmbito do convênio FPE nº 4628/2022, firmado pelo Município com o Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social.