13/07/2023

Estudantes são premiados pelo concurso “Olhar para a cidade – edição Westfália”

Com o objetivo de incentivar a valorização do espaço público urbano, além de visar a promoção do turismo e dos potenciais de desenvolvimento econômico sustentável, e ampliar a qualidade de vida da comunidade por meio de instrumentos de planejamento, uma parceria entre a Prefeitura de Westfália e o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Univates permitiu a realização do concurso “Olhar para a cidade – edição Westfália”. O projeto chegou ao fim na noite de segunda-feira, dia 10 de julho, com a cerimônia de premiação das propostas vencedoras, tendo por local a Casa da OASE, no Bairro Germânia.

Abrindo a noite de premiação, o prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, enalteceu a parceria com a Univates e o resultado do projeto. “Apenas uma proposta foi a vencedora, mas as duas trazem sugestões importantes para os nossos espaços públicos. Esta visão vindo de fora também é importante e contribui de forma positiva. Parabéns à Univates pela iniciativa e, de forma especial, parabéns aos estudantes pelas contribuições e por se desafiarem neste concurso”, parabenizou.

Em nome do Setor de Arquitetura e Engenharia da Prefeitura, a arquiteta Jaqueline Natasha Möllmann Wahlbrinck também elogiou a iniciativa e parabenizou pelas propostas apresentadas. “Tenho certeza que o concurso foi enriquecedor para os estudantes envolvidos. Parabéns a todos e um agradecimento especial ao nosso Município por acreditar na proposta e ser parceiro desta importante iniciativa”, destacou ela.

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, professor Cristiano Pereira, e o coordenador do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Univates e coordenador do concurso “Olhar para a cidade – edição Westfália”, professor Guilherme Osterkamp, agradeceram a parceria do município de Westfália na execução do projeto. “Foi uma grande parceria que deu certo e somos gratos ao Município por ter aberto as portas para os nossos estudantes. Temos certeza de que esta experiência foi grandiosa para os estudantes envolvidos, a quem também parabenizamos pelas propostas apresentadas. Agora, os projetos podem ser usados pelo governo municipal como instrumento de planejamento urbano”, pontuaram.

A proposta vencedora e a proposta de destaque foram definidas já em 11 de maio, pela comissão julgadora. Com o trabalho “Westfália em Movimento”, ficaram em primeiro lugar os estudantes Amanda Nicaretta, Bárbara Delazeri, Igor Rodrigues e Luísa Scartezini, recebendo um prêmio de R$ 4.000,00. Já a proposta de destaque foi elaborada por Carlos Rebelatto, Bruna Becker, Nicolas Dornelles e Willian Trindade, que receberam R$ 2.500,00 em premiação. A cerimônia também foi marcada pela entrega de certificados aos estudantes envolvidos nos projetos.

Ao final da cerimônia, o chefe do Executivo westfaliano ainda recebeu um memorial que traz todas as ações realizadas, além de impactos gerados dentro da comunidade acadêmica e população de Westfália. O documento foi entregue pela comissão organizadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e agora permanece junto à Administração Municipal para consultas e ideias para a estruturação do Parque Municipal de Eventos, da Vila Temática “Dossland” e do entorno da Prefeitura Municipal.

O concurso acadêmico de arquitetura e urbanismo “Olhar para a cidade – edição Westfália” teve início em agosto de 2022 e término em maio de 2023, sendo direcionado a alunos da Universidade do Vale do Taquari – Univates.