Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Westfália
Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Westfália
Acolhimento e respeito foram duas palavras que receberam destaque na XI Conferência Municipal de Assistência Social de Westfália. O evento ocorreu na tarde desta terça-feira (17) no Salão da OASE e reuniu conselheiros municipais setoriais, agentes de saúde, secretários municipais, servidores públicos, usuários dos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e munícipes.
Organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, a Conferência teve como tema central “20 anos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): Construção, Proteção Social e Resistência”.
A vice-prefeita Simone Tischer Landmeier reafirmou a importância do trabalho. “A Assistência Social atende diretamente as necessidades das pessoas, assuntos delicados e sensíveis. É uma ferramenta muito importante pela qualidade de vida da comunidade”, enalteceu.
A secretária municipal da Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, Helena Maria Schneider, igualmente falou das atribuições da Assistência Social. “Essa estrutura dá sua importante contribuição na solução de problemas na sociedade.”
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Jarlisa Cristina Lutterbeck Trapp, agradeceu a dedicação e compromisso de todos no atendimento à população. “A Conferência nos possibilitou fortalecer e discutir em conjunto o trabalho realizado. Foi uma tarde de troca de experiências, aprendizado e construção de propostas.”
A programação também contou com exposição de registros da Assistência Social de Westfália, com fotos e recortes de jornais, num resgate histórico do trabalho que vem sendo realizado, como a evolução de infraestrutura e equipe de profissionais. Essa caminhada e atualizações de legislação também foram pauta de apresentação da neuropsicopedagoga Fabiana Christ e da servidora da Assistência Social, Daniela Hollmann. “O CRAS é uma porta aberta para toda comunidade”, disseram.
Eliana Becker, da Mediari Assessoria e Gestão Social, promoveu reflexão sobre os cinco eixos da Assistência Social. “É um trabalho de amparo e suporte. Pessoas precisam de pessoas para um abraço, para uma conversa. Esse acolhimento é saber que temos com quem contar. O principal objetivo da Assistência Social é melhorar a qualidade de vida da população. Até por isso o setor está diretamente vinculado à Secretaria da Saúde.”
Nesse contexto, ela elencou algumas novas demandas para o setor relacionadas às emergências e situações de calamidade pública (pandemia, enchentes, seca e granizo), aumento da violência de gênero e envelhecimento da população (necessidade de institucionalização de idosos)
Ao fim do evento também foram definidos os delegados que representarão Westfália na 16ª Conferência Estadual de Assistência Social do RS, de 07 a 09 de outubro, em Porto Alegre. Foram eleitos como representantes da sociedade civil, titular Raquel Pozzebon Feldmann e suplente Mara Leuchtenberger; e representantes governamentais, titular Jarlisa Cristina Lutterbeck Trapp e suplente Fabiane Lettnin.
O prefeito César Juliano Bloemker ressalta que eventos como a Conferência oportunizam “diálogo e fortalecimento das políticas públicas em Westfália”.