13/09/2022

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação é prorrogada

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação até o dia 30 de setembro (sexta-feira). A ampliação do prazo tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população à vacinação.

Enquanto que contra a Poliomielite podem se vacinar crianças de 1 a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias), a campanha de Multivacinação volta-se a crianças e adolescentes até 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Manter a vacinação em dia é fundamental e, para tal, é necessário o engajamento das famílias.

Em Westfália, a Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS) está aberta para a imunização nas segundas, quintas e sextas-feiras, sempre das 8 às 11 horas e das 13h30min às 16h30min. Não é necessário agendamento prévio para a vacinação, mas é obrigatória a apresentação da Caderneta de Vacinação.

Até o momento, o Município está próximo da marca de 90% das crianças do público-alvo imunizadas contra a Poliomielite. Para mais informações sobre a Campanha Nacional, contate a UBS pelo telefone (51) 3840-0313, que também atende WhatsApp – apenas mensagens.

Atualização das Cadernetas de Vacinação das crianças

Na terça-feira passada, dia 06 de setembro, o Setor de Enfermagem da UBS de Westfália deu início a uma ação especial que visa acompanhar, de perto, a Caderneta de Vacinação das crianças das escolas da rede municipal de ensino e da Escola de Educação Infantil (EEI) Mônica. Neste primeiro momento, foram avaliadas as cadernetas dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olavo Bilac, de Linha Berlim, e das crianças da EEI Mônica.

A mobilização deve seguir no mês de outubro, chegando a todas as escolas do Município. Pais e/ou responsáveis por crianças com a vacinação em atraso são comunicadas, pelas escolas, para que compareçam na UBS e mantenham a imunização em dia.