Bem-vindo ao site da Prefeitura

Carregando...
--°
--

Westfália lança projeto para público 50+

“Movimento e Vida”

Westfália lança projeto para público 50+

Iniciativa promove saúde, convivência e bem-estar por meio de atividades físicas e recreativas descentralizadas

O envelhecimento populacional é uma realidade crescente em todo o país, e proporcionar qualidade de vida à população idosa tornou-se uma prioridade social e de saúde pública. Com base nisso, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Westfália inicia, no mês de março, o Projeto Movimento e Vida, uma iniciativa voltada à promoção da qualidade de vida e do bem-estar da população a partir dos 50 anos de idade (50+). O projeto integra o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com grupos descentralizados nas comunidades.

Acompanhadas pelo professor de Educação Física, Jackson Augusto Von Mühlen, as atividades serão realizadas de forma quinzenal, nas tardes de quartas-feiras, com início dos primeiros grupos na Oase, no centro de Westfália, e na comunidade de Linha Berlim.

A coordenadora do CRAS, Pauline Dahmer, destaca que a proposta vai além da prática física. “Como já diz o nome, ‘Movimento e Vida’, será um projeto de muito movimento, com prática de atividades físicas adaptadas para esse público”, afirma, acrescentando que, conforme o planejamento, existe a possibilidade de ampliação do número de grupos do projeto para outras comunidades.

Já o professor reforça o caráter social e comunitário da iniciativa. “Serão grupos que oportunizam práticas saudáveis e o fortalecimento de vínculos. O projeto visa criar um espaço de convivência, movimento e alegria, por meio de atividades planejadas, seguras e adaptadas à realidade dos participantes. A prática de exercícios físicos, além de contribuir para o bem-estar físico, auxilia na prevenção de doenças crônicas, melhora da mobilidade, equilíbrio, coordenação motora e saúde mental. As aulas também fortalecem o vínculo social, estimulam o convívio comunitário e a autoestima, elementos essenciais para o envelhecimento ativo e saudável”, ressalta.

O objetivo é promover a qualidade de vida e o bem-estar da população idosa de Westfália, por meio da prática regular e orientada de atividades físicas e recreativas; estimular a autonomia, equilíbrio e coordenação motora; prevenir e reduzir dores e limitações físicas; promover a socialização e a integração comunitária; incentivar hábitos de vida saudáveis; oferecer um espaço acolhedor de lazer, dança e movimento; desenvolver a autoestima e a motivação pessoal dos participantes.

A prefeita em exercício, Simone Aline Tischer Landmeier, enaltece a iniciativa. “O Projeto Movimento e Vida é uma proposta de impacto social. Mais do que promover exercícios, transforma vidas por meio do movimento, da convivência e da alegria. Será um espaço de bem-estar, socialização e cuidado contínuo, reforçando o compromisso do Município com a saúde e a qualidade de vida da comunidade”, afirma.

Com mais esta ação de valorização da Terceira Idade, Westfália reforça o compromisso com o envelhecimento ativo e saudável, buscando reduzir o sedentarismo, fortalecer o convívio comunitário, estimular a autonomia e promover a melhoria da disposição física e emocional da população idosa. Mais informações podem ser obtidas pelo fone/WhatsApp do CRAS, (51) 99597-2255.

Projeto do CRAS de Westfália inicia no mês de março, com encontros quinzenais nas tardes de quartas-feiras
(Foto: Divulgação Prefeitura de Westfália / Freepik)

Atividades

O projeto surgiu da intenção de oferecer atividades diferenciadas, variadas e adaptadas às condições físicas dos participantes com mais de 50 anos, oportunizando momentos de convívio saudável, prática regular de atividades físicas, lazer, diálogo e também espaços para orientações e informações sobre cuidados com a saúde.

– Ginástica e alongamento (aquecimento articular e muscular; alongamentos dinâmicos e relaxamento; exercícios de equilíbrio, coordenação e postura; utilização de materiais como bastões, elásticos, colchonetes e bolas);

– Danças e ritmos (dança de salão adaptada, como valsa, marchinhas, chamamé e outras; dança circular e coreografias simples; atividades rítmicas que trabalham expressão corporal e alegria);

– Treinamento funcional leve (circuitos de movimentos naturais do corpo, como agachar, empurrar, puxar, girar e caminhar; trabalhos com peso corporal e pequenos materiais; foco em força, resistência e mobilidade);

– Esportes adaptados (newcomb, bocha, boliche, arremesso de argolas, minigolf e outras modalidades lúdicas, jogos coletivos e cooperativos);

– Atividades recreativas e de integração (dinâmicas de grupo, jogos de memória e desafios motores; caminhadas orientadas e atividades ao ar livre; encontros temáticos, como Festa Junina, Semana da Saúde, Dia do Idoso, entre outros).

Autoria do Texto:

Leandro Augusto Hamester

Compartilhe:

btn.textContent = 'Abrir aplicativo';