A 4ª Copa Rota da Serra Sicoob de Futsal terá início no dia 27 de março, com a primeira rodada marcada por mando de campo da Seleção de Westfália, atual campeã da Série Ouro da competição. A definição dos detalhes ocorreu durante reunião técnica realizada na segunda-feira, dia 19, nas dependências do Esporte Clube Juventude de Linha Berlim, em Westfália.
Nesta edição, a competição deverá contar com a participação de oito seleções municipais nas categorias Sub-15 e Força Livre, com disputa exclusiva da Série Ouro, não havendo jogos da Série Prata. Na fase classificatória, as equipes serão divididas em duas chaves, com confrontos entre os times dentro de cada grupo. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais.

(Foto: Divulgação Prefeitura de Westfália / Roger Werkhausen)
As partidas serão disputadas nas noites de quintas e sextas-feiras, ao longo do primeiro semestre de 2026. Estão confirmadas as seleções de Westfália, Imigrante, Coronel Pilar, Boa Vista do Sul, Colinas, Barão e Fazenda Vilanova, além da possibilidade de participação de Teutônia. A competição é organizada pela Pivi Arbitragem e Beti Bola Assessoria Esportiva.
Manutenção da base
A Seleção de Westfália entra em quadra para defender o título conquistado na 3ª edição da Copa, em 2025. A equipe seguirá sob o comando do treinador Laudenor Brune, mantendo a base do elenco campeão, com o acréscimo de novos jogadores, especialmente jovens atletas. A equipe principal inicia os treinamentos e amistosos no mês de fevereiro, visando a preparação à competição.
A seleção municipal na categoria Sub-15, que chegou às semifinais da Série Prata em 2025, também mantém sua base e contará com a integração de novos atletas oriundos da escolinha de futsal do município. Os treinamentos da Sub-15 serão retomados em fevereiro, nas noites de quarta-feira, a partir das 18h, além das atividades regulares da escolinha, realizadas duas vezes por semana a partir do início do ano letivo, em 18 de fevereiro.

O coordenador de Esportes e Turismo de Westfália, Roger Werkhausen, que também integra a seleção de futsal como jogador, destaca o crescimento da competição e o desafio de defender o título. “Será um novo desafio. A Copa vem crescendo a cada ano, com equipes cada vez mais qualificadas. Muitos jogadores já se conhecem, as seleções estudam mais os adversários e isso eleva o nível da disputa. Westfália defende o título, o que naturalmente aumenta as dificuldades, já que todas as equipes estarão ainda mais atentas ao time campeão de 2025”, avalia.
O prefeito César Juliano Bloemker ressalta a importância do esporte para o município e relembra a conquista do título na última edição. “A alegria do título em 2025 ainda está muito presente e, agora, temos a responsabilidade e o orgulho de defender essa conquista. O futsal é uma paixão da nossa comunidade, mas também faz parte de um conjunto de ações que incentivam a prática esportiva em Westfália”, destaca.
Ele também cita os investimentos e projetos esportivos desenvolvidos no município. “Além do futsal, temos projetos de vôlei misto, câmbio, canastra, atletismo e outras modalidades que envolvem diferentes faixas etárias. A escolinha de futsal e o Campeonato Municipal de Futsal mobilizam crianças, jovens, mulheres, adultos e veteranos, fortalecendo o esporte como ferramenta de integração, saúde e formação. Seguiremos apoiando e incentivando essas iniciativas”, conclui Bloemker.


