Bem-vindo ao site da Prefeitura

Carregando...
--°
--

Proerd forma 24 estudantes em Westfália e reforça educação preventiva nas escolas

Educação e segurança

Proerd forma 24 estudantes em Westfália e reforça educação preventiva nas escolas

Solenidade ocorreu no dia 24 de novembro e também premiou redações de destaque

A noite de segunda-feira, dia 24 de novembro, marcou a formatura de 24 estudantes do 5º ano da EMEF Vila Schmidt no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade ocorreu no Galpão de Eventos, no Parque Municipal de Eventos, reunindo autoridades municipais, militares, familiares e comunidade escolar.

Os jovens, com idades entre 10 e 11 anos, concluíram o ciclo de encontros semanais iniciados em agosto, celebrando o aprendizado sobre escolhas conscientes, cidadania e prevenção ao uso de drogas. A instrução foi conduzida pela soldado Caroline Pott, do 40º Batalhão de Polícia Militar (BPM), responsável por orientar os estudantes sobre respeito, responsabilidade e enfrentamento às pressões sociais.

Todos os estudantes que concluíram a formação receberam certificados e medalhas do Proerd (Fotos: Divulgação Comunicação Social 40° BPM)

Além de certificados e medalhas do Proerd para todos os estudantes que concluíram a formação, durante a cerimônia alunos que se destacaram em concurso de redação também foram reconhecidos. As vencedoras Ágatha Alves Zuege (5º ano A) e Melissa Antonella Wahlbrinck (5º ano B) receberam bicicletas como premiação, simbolizando o comprometimento com o programa.

Ágatha Alves Zuege (5º ano A) foi premiada com bicicleta pelo desempenho no concurso de redação
Melissa Antonella Wahlbrinck (5º ano B) recebeu bicicleta como premiação do concurso de redação

O prefeito César Juliano Bloemker destacou o significado da formatura. “A formatura representa mais do que o encerramento das atividades, ela coroa o compromisso de cada estudante de escolher com consciência e responsabilidade”, afirmou.

O comandante da 1ª CIA do 40º BPM – Teutônia, capitão Guilherme Mallmann, ressaltou o impacto do programa na formação cidadã. “O Proerd segue promovendo educação, conscientização e alegria, envolvendo policiais, escolas e comunidade em um trabalho que vai além das salas de aula e reflete na formação de cidadãos responsáveis, estimulando a reflexão sobre decisões que farão diferença na vida. A formatura desta turma de 2025 simboliza a continuidade do compromisso com a educação e o futuro das crianças do município”, destacou.

Em Westfália, o Proerd é desenvolvido por meio de parceria entre a Administração Municipal, a Brigada Militar e o Consepro, reforçando a integração entre escola, família e segurança pública.

Jovens com idades entre 10 e 11 anos concluíram ciclo de encontros semanais iniciados em agosto, celebrando o aprendizado sobre escolhas conscientes, cidadania e prevenção ao uso de drogas

O que é o Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é uma iniciativa preventiva que busca evitar que crianças e adolescentes iniciem o uso de drogas, ensinando técnicas de resistência à pressão de colegas, autocontrole e tomada de decisões responsáveis.

Baseado no modelo norte-americano DARE, o programa chegou ao Brasil com apoio do DARE International e hoje está presente em diversos estados. As aulas são centradas na educação socioafetiva, abordando temas como cidadania e segurança; bullying e convivência saudável; efeitos das drogas e do cigarro; habilidades para escolhas seguras; valorização da vida, responsabilidade e controle de impulsos.

O Proerd aposta no trabalho conjunto entre escola, família e polícia, fortalecendo vínculos, promovendo convivência pacífica e incentivando atitudes preventivas.

Autoria do Texto:

Compartilhe:

btn.textContent = 'Abrir aplicativo';